Um poema à quatro mãos: Em cada verso uma história

Olá! Vamos falar de poesia!?


Tenho contado para vocês sobre algumas experiências lindas que venho vivenciando nestes últimos dias né? Pois então. Hoje trouxe para nossa leitura um poema escrito à quatro mãos. 

Isso mesmo que vocês leram! srsr Em função do Projeto de Literatura que ocorreu em nosso Município eu e minha parceira de trabalho Rebeca Martins Pinheiro nos unimos para elaborar um poema sobre a autora, Sônia Rosa, que nos visitaria durante o evento. 

Este poema foi exposto na porta da sala onde as crianças da Pré Escola estiveram para receber a autora. Reunimos nele alguns dos temas que foram trabalhados com os alunos. Acreditamos que além de uma homenagem por meio dele foi possível dizer de nossa alegria e da representatividade que a presença da Sônia teve para nossa escola. 

Para aqueles que ainda não conhecem a Sônia Rosa é autora de livros infantis e escreve muitas coisas bacanas e lindas sobre a Cultura Afro e, somando-se a isso, nossa escola faz parte de uma localidade que tem origem quilombola.  Encontro mais que perfeito!

Bem, já mostrei a vocês algumas fotos deste dia (aqui), mas hoje vamos de poesia ok? E aproveito para agradecer à querida Rebeca por me convidar a participar deste poema juntamente com ela. Foi uma experiência muito bacana! 

Vem poesia!!!

SORRIA RASA, COM SÔNIA ROSA


Na Armação Literária de Búzios
Que hoje vem aqui se realizar,
Contamos com  a presença ilustre,
Sônia Rosa na Rasa estará!

Um pincelar da cultura brasileira
Em forma de poesia,
O legado afro vem contar....
Para reviver a história
Que existe neste lugar.

Do quilombo, do jongo e do negro
Que habitavam por cá
Vários movimentos e monumentos, ainda há.

Dona Eva, parte desta história,
Ainda hoje está a semear
Nas paredes desta escola
que  com orgulho seu nome veio ilustrar
para a história não acabar.

História! São tantas...
Que faltam palavras a contar
E hoje, a Literatura em festa recebe Sonia.
Sorria Rasa, pois a Rosa está a nos visitar.

Autoria professoras: Rebeca M. Pinheiro e Vanessa Vieira



Na ordem: Sônia Contando história para os pequenos, eu (Vanessa Vieira) na porta decorada com o poema, Rebeca perto da linda mesa com comidas africanas, banner feito pela escola Eva Maria para prestigiar a visita da autora.
 Imagem/Montagem: Rebeca M. Pinheiro
Até breve!

Postar um comentário

0 Comentários