Resenha: Arcanista - Joe de Lima



Título: Arcanista (Livro 1)
Autoria: Joe de Lima
Série: Vera Cruz
Editora: Independente
Idioma: Português
Ano: 2016
Páginas: 288
ISBN: 978-8-55-697035-0
Sinopse: Marcel Seeder é um tímido rapaz de 16 anos que vive em Vera Cruz, uma nação dividida pelo jogo de poder entre o governo, o exército independente chamado Arcanum e a sombra do grupo ecoterrorista Voz Verde.
Marcel se preparou desde a infância para uma carreira militar como arcanista, seguindo os passos de seu pai. Entretanto, a visita oficial do Regente-Geral e de sua família à Arcanum irá deflagrar um terrível incidente. Para enfrentar a conspiração que busca assassinar Camilla Noble, a filha mais velha do Regente, Marcel precisará superar suas limitações e dominar a gema incrustada em sua mão.
Com uma narrativa cinematográfica, Arcanista é mais que uma história de superação e sobrevivência. É a história de pessoas que tentam encontrar seu lugar em uma sociedade com um complexo cenário político e um colossal abismo social que separa a elite e a classe menos favorecida.
Fico nostálgica com a habilidade dos autores. Preciso dizer que fico encantada com a possibilidade de criação o qual estes o tem, em especial, aqueles em que vemos o cuidado, em todos os sentidos, para atingir o melhor possível. E, com um trabalho muito bem feito, o autor Joe de Lima nos apresenta a fictícia história de Marcel Seeder, um rapaz que vive na cidade de Vera Cruz e que desde "sempre" foi educado para seguir a carreira militar e ser um membro da Arcanum.

Marcel, o protagonista, é um personagem cativante. Alerto que sente falta de ter um contato maior na leitura de caracterizações dos demais personagens, tendo tido um foco, nesse aspecto, apenas ao protagonista. Mas, voltado a esse aspecto, ele é um personagem do qual eu gostei bastante. Ele é virtuoso quanto sua lealdade e sentimentos, criando força e coragem por meio disso. Tem uma forte presença de sentimentos e características bem reais nele, de forma que nos faz ter um apreço pelo protagonista, em suas falhas e fraquezas e também quanto suas qualidades. Foge um pouco do herói destemido de muitas obras, o que considero um ponto extremamente positivo.

Em meio às suas dificuldades e fraquezas, a trama ganha sua forma quando em primeira missão, precisam proteger a família regencial de uma tentativa de assassinato, e Seeder, em meio a confusão, acaba tendo a "incumbência", diante das circunstâncias, de proteger a futura herdeira Camila Noble e até mesmo, se proteger.

     - Vamos ver...Hum! Temos um bonitão aqui - disse ela com uma voz estridente, apalpando os bíceps de Sandrino. Voltou-se para Beatrix, segurou o queixo dela e virou seu rosto para ver melhor a pinta embaixo do olho esquerdo. - Que linda você é! Nunca pensou em ser modelo? - a maquiadora notou o cabo da Katana na cintura - Uma femme fatale! E você...
    A maquiadora fez uma careta para Marcel.
    - Eu não estou no comercial.
    A mulher suspirou aliviada.

Diversos pontos na trama são atrativos e nos prendem. A escrita desenvolve-se de forma que nos "agarra" à história e nos deixa boquiabertos. O suspense e as reviravoltas nos fazem ficar extasiados e na grande expectativa dos atos seguintes. Tipicamente quando você pensa que não há possibilidade de nada diverso ocorrer, o autor surpreende com alguma "encrenca" nova, de forma a realmente ter aquela surpresa!

Blog penamentos Valem ouro, Vanessa vieira fotografia, leitura, resenha, livros, autores nacionais


E o autor pauta, mesmo em mundo ficcional, um problema interessante: quanto aos problemas da não preservação da natureza. A história retrata quanto a descoberta de um elemento no núcleo da terra, o Mana, que seria usado como fonte de energia. Há a retratação quanto ao uso desenfreado desse elemento, que degradaria drasticamente o planeta, trazendo catástrofes naturais e necessidade de produção sintética de alimentos. Vê-se constantes passagens na obra, como  a retratação de Marcel, em certo trecho, quando ao comer alimento produzido naturalmente acha estranho o gosto em relação aos produzidos sinteticamente, que estava acostumado. Ou relacionado a constância de chuva ácida, sendo, consequentemente, uma forma de conscientização subtendida.

    - O mana - disse ele - A energia universal que abastece nossas casas, nossos dispositivos eletrônicos e nosso carros também é a fonte de poder máximo da Arcanum. A força nascida no coração do nosso planeta, dominá-la é o teste final. Aqueles entre vocês que o fizerem serão Arcanistas.


Um aspecto chamativo é a presença de certos poderes extras àqueles pertencentes a Arcanum. Eles teriam o que chama de "gemas" em suas mãos, onde lhes dão certos tipos de poderes, além da habilidade de luta, os tornando ainda mais fortes, sendo elas: gema-trovão, gema-telecinética, gema-fortitude, gema-glacial, gema-flama, gema-cura, gema-mental e gema-rocha.

Evidencio que, por saber do gosto de muitos leitores pelas distopias "gringas", alerto que essa tem características bem parecidas às grandes obras estrangeiras do gênero e ainda é nacional! A escrita agradável, constituída de um enredo lógico e surpreendente, nos encanta, em um misto do ficcional com o real. Quer uma dica? Não deixa de ler esse livro não! Você vai se apaixonar, te garanto!

Conhecendo o autor:


 Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Atualmente, está trabalhando na Trilogia Vera Cruz, uma série young adult que já conta com o primeiro volume, Arcanista. Outros Livros: Armamentista, volume 2 da trilogia




Esta obra foi cedida pelo autor, em parceria com o blog para leitura e resenha 

Saiba mais informações sobre o autor

Blog | Facebook | Twitter | Amazon | Skoob | Clube de Autores


Postar um comentário

1 Comentários

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3