Resenha: O Garoto do Cachecol Vermelho - Ana Beatriz Brandão

Oi, gente! Antes de iniciar a minha primeira resenha do ano gostaria de deixar aqui meus votos de FELIZ 2017 pra todos vocês e que tenhamos um ano de luz e positividade!



Título:  O Garoto do Cachecol Vermelho
Autoria: Ana Beatriz Brandão
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 294
ISBN:  9788576865353
Skoob
Livro cedido pela Lilian Comunica/ Editora Verus para leitura e resenha
Sinopse: O que vale mais: realizar o sonho da sua vida ou viver um grande amor? Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém, suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho… Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer


No finzinho de 2016 recebi da Lilian Comunica esse kit mega fofo da fotografia  com  o livro, um pen drive ( não consegui abrir para visualizar "snifs") e uma caixa de lenços ( personalizada com a capa do livro) para secar minhas lágrimas após a leitura. hehehehehe

Fiquei surpresa ao saber que a autora tinha apenas 16 anos e já escreveu outros livros! Ainda bem que temos jovens escritores como ela que não deixarão nossa literatura brasileira morrer! Muito feliz por isso!!!


Foto: Luciana Ravaglia
O livro conta a história de Melissa ( Mel) e Daniel, o garoto do cachecol vermelho ( Dani só para os íntimos). Ela, uma bailarina dedicada ,mimada, arrogante e preconceituosa. Ele, um rapaz gentil (que usa sempre um cachecol vermelho) e está impressionantemente disposto a ajudar a todos. Opostos que se atraem!

Numa noite de ano novo seus destinos se cruzam. Ela o acha um vândalo por estar grafitando na rua. Ele por sua vez enxerga  algo a mais nela. Eles se reencontram na faculdade, e se conhecem melhor por insistência de Daniel.
Com o desenrolar da trama Mel começa a ceder e aceitar sua “amizade”. Mesmo não transparecendo, ela é uma jovem carente e toda a sua arrogância não passa de uma defesa, pois esconde sofrimentos incalculáveis. 

O livro trata de assuntos pertinentes (relação mãe x filha,bulimia, estupro,violência contra a mulher, preconceito racial, a discriminação de pessoas especiais,com limitações físicas, portadores de câncer e até ELA -esclerose lateral amiotrófica relação.)  que vão além de um romance juvenil. Ana Beatriz narra tudo com muita sensatez e nos mostra sua jovem e não menos sábia visão a respeito.

Luciana Ravaglia

O sonho de Mel é ser aprovada em Julliard (faculdade que é referência mundial), mas agora tem o Dani ( como faz?). 

No decorrer dos acontecimentos vivenciamos o processo de amadurecimento  de Melissa o que nos leva a refletir o quanto nossa sociedade ainda é muito egoísta e preconceituosa, mas que tem jeito, pois ainda bem que existem "Danieis" por aí.  A obra é repleta de reflexões e ensinamentos. 

O desfecho do livro é surpreendente e emocionante, nos arranca suspiros e lágrimas. Não foi à toa que enviaram os lencinhos!

 “O garoto do cachecol vermelho” foi literalmente um presente que recebi de 2017! Sou professora e estou sempre cercada de jovens o tempo todo, respiro o desenvolvimento humano e saber que temos uma menina como Ana Beatriz escrevendo me dá alívio e orgulho, me mostra que estou no caminho certo.

Aos amantes da literatura que acreditam na juventude eu recomendo a leitura!!!

Postar um comentário

0 Comentários