[Dica] Como Catalogar os livros da sua estante?

Olá! Hoje vamos falar um pouquinho de organização. Quem não gosta de ter as coisas arrumadinhas e sempre que precisar só ir lá e pegar onde guardou? É bom demais não é? 

Pensando nesta facilidade eu fiquei aqui pensando em uma forma prática de organizar meus livros. E depois de muito pesquisar decidi fazer da forma mais simples mesmo. Uma planilha do Excel e nomeação das prateleiras da minha estante. Vou explicar tudinho pra vocês. Vamos lá!?


Passo 1 - Organizar a estante


Bem, esta foi a primeira coisa que eu fiz. Peguei os livros e organizei nas prateleiras de acordo com meu gosto. Como sou muito visual a maioria eu organizei por cor seguindo um pouco a linha dos gêneros afins. Mas a organização é livro, já que a estante é sua. Vale por gênero, editora, cor, ordem alfabética. você escolhe!

Passo 2 - Numere ou nomeie as prateleira da estante

Depois de tudo organizadinho na estante eu peguei e fui nomeando cada uma das prateleiras. Como tenho duas estantes aqui fui fazendo assim: A1, A2, B1, B3 etc... Mas se você quiser colocar nome mesmo ou outra sigla que identifique as estantes está valendo. O mais importante é identificar. 

Ah, sim. Eu preferi não colar nada nas estantes para fazer esta identificação apenas nomeie estante A e estante B e fui numerando mentalmente. Assim não tenho poluição visual aqui porque já é bastante apertadinho. Se você achar que não vai lembrar a numeração ou nome da prateleira, deixe algo registrado nem que seja em um pedacinho pequeno de papel. Mas claro que não te dê trabalho na hora de procurar. 



Passo 3 - Crie uma planilha no Excel com os dados que você acha mais relevante ou que você usa sempre na hora de procurar os livros.

Essa parte é muito importante. Você pode pegar um modelo pronto, mas é importante que você se sinta confortável com a planilha que está usando e, principalmente, que ela tenha informações úteis para você. 

Os livros têm muitas identificações e, claro uma forma oficial de catalogação,  mas lembrando que a estante é sua e que na maior parte do tempo quem vai manusear é você, vale a pena pensar direitinho nestes detalhes e fazer algo personalizado que facilite sua vida.  

No meu caso eu utilizei as seguintes informações: Título da obra, Autor, Gênero, Volume, Ano, Edição, editora, Status, Prateleira (Localização), Aquisição (comprei/ganhei/Cortesia), Blog, Série ou coleção. 

A coluna Status eu coloquei para registrar qual a situação do livro da minha vida (lido, lendo, estudo, etc..) E a coluna Blog eu coloquei porque tenho um monte de outras obras que não estão diretamente ligadas ao blog. Ficou mais ou menos como na foto abaixo:


Passo 4 - Classifique os dados da tabela de acordo com a sua preferência (opcional)

As planilhas nos dão a facilidade de agrupar os dados por interesse. É fato que requer um pouquinho mais de conhecimento sobre o programa, mas não é difícil de aprender. 

O fato é que estando de posse da informação de como o programa funciona a gente pode descobrir por exemplo, quando livros temos lido, quantos ainda esperam. Quantos livros de cada gênero temos na estante.

Enfim, dá pra escolher uma coluna e organizar todos os dados por ela para facilitar uma pesquisa emergencial ou algo assim. No caso da tabela que mostrei a vocês minha classificação está por Título da obra em ordem alfabética. 


Finalizando

É isso gente linda, estou adorando ver minha estante arrumadinha e sempre que vejo um livro fora do lugar vou logo colocar na prateleira correspondente. ( Isso é muito importante hein!) A sensação de que consigo saber exatamente quanto livros tenho na estante e que basta um clique para achar algo que preciso é bem prazerosa e eu espero que loguinho você também tenha esta sensação. Se é que você já não tem!

Conte pra nós sua experiência. Você já catalogou seus livros, tem alguma dica para facilitar este processo? Comente aí!  


Até loguinho com a coluna dicas literárias!


Postar um comentário

12 Comentários

  1. Não gosto muito de ler, mas acho lindo uma estante bem arrumada, com livros em ordem, fica muito chique!

    ResponderExcluir
  2. gostei do seu post vai me ajudar a dar um jeito nos meus
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  3. Que post mais legal. Quando eu tiver u ma estante estou planejando comprar algum kit tipo de bibliotecário para poder colocar etiqueta nos meus livros hehe. Adoro essas organizações. Queria poder achar algum programa online onde eu poderia catalogar meu livros com todas as informações, mas acho que uma planilha como a que você citou já serve :)

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante eu organizo meus livros por ordem de tamanho. Gostei do post

    ResponderExcluir
  5. Noossa quantos livros, eu tenho tão pouquinhos hahaha. Adorei a organização!

    ResponderExcluir
  6. Vanessa gostei muito da sua forma de como catalogar os livros, eles assim bem arrumados ficam mais organizado. E é muito bom ter os livros arrumados, pra quando for pegar um livro ele está lá na vista com fácil visualização. Eu ainda não cataloguei mas gostei bastante da sua ideia, bjs.

    ResponderExcluir
  7. acho lindo quem tem varios livros todos arrumadinhos, ultimamente ando lendo pouco e meio desorganizada com meus livros, adorei tuas dicas!!

    ResponderExcluir
  8. Antigamente eu organizava meus livros, hoje em dia, infelizmente, deixo tudo bagunçado
    Marianaviglio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde D. Vanessa,
    Vanessa gostei muito da sua forma de como catalogar os livros, eles assim bem arrumados ficam mais organizado. E é muito bom ter os livros arrumados. É possivel enviar para o meu email pessoal a sua planilha para eu puder organizar os meus livros, e têm alguma para dvds e revistas ficaria grata pela sua ajuda.
    Grata com estima
    Cristina
    O meu email pessoal é: ccandeias512@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho +/- 450 livros em uma estante com 8 prateleiras que montei no final do corredor da minha casa. Como resolvi limpá-los, vou aproveitar para catalogar com base no seu modelo.

    ResponderExcluir
  11. Artigo inutil . Estou a tentar definir tematicas, mas mais de 12 será demais. Gaita , e a senhora gasta uma página a dizer nada de jeito

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3