Resenha: História Bizarra da Literatura Brasileira - Marcel Verrumo

Título: História Bizarra da Literatura Brasileira
Autoria: Marcel Verrumo
Editora: Planeta
Gênero: Literatura Brasileira
Ano: 2017
Páginas: 328
ISBN: 9788542209815
Skoob

Os mistérios, as tragédias e os fatos emocionantes e bizarros envolvendo nossos livros clássicos e seus autores.
A partir de um olhar curioso e engraçado, História bizarra da literatura brasileira é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores.
A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de “pensadores intocáveis” e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro.
O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
Prepara-se, pois os personagens da capa deste livro são apenas algumas das muitas bizarrices escondidas por trás das linhas de nossa literatura.

Sou muito apaixonada pela literatura clássica do nosso país. Durante a faculdade, as matérias preferidas eram as de literatura e acho que bem antes disso, lá no ensino fundamental foi que me apaixonei por isso. Quando vi a possibilidade de ler Histórias Bizarras da Literatura Brasileira eu achei demais, porque sempre tem aquele lado obscuro que a gente normalmente não fica sabendo.
Quando estudamos a parte literária da língua portuguesa, muita coisa não nos é contada e depois de ler esse livro fico me perguntando os motivos de não contarem certas coisas. Tudo bem que alguns detalhes são dispensáveis e certamente não muda o estudo sobre determinados assuntos, mas é legal saber os detalhes sórdidos por trás daquele lindo poema, certo?

História Bizarra da Literatura Brasileira vai contar, de forma bastante humorada, desde os primeiros movimentos literários que aconteceram no Brasil até os eventos mais recentes. É bem legal ter um livro assim, ainda mais para mim, que dou aulas de literatura, vou ter sempre algo a acrescentar, coisas que eu gostaria de ter ouvido dos meus professores.
O livro tem uma linguagem bem simples. É importante que isso fique destacado, já que para muitas pessoas a literatura da escola era algo extremamente chato, com uma linguagem complicada e difícil de entender, então mesmo que você não tenha lido muitos livros nacionais ou nem lembre do que já leu, certamente você conseguirá entender tudo aqui e ainda se divertir bastante. Realmente gostei muito e recomendo.

Postar um comentário

0 Comentários