Resenha: A casinha do Tatu - Elza Sallut

Você sabia que hoje (18 de Abril) é o Dia Nacional do Livro Infantil? Pois então, esta data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato. Um famoso escritor brasileiro que primeiro deu atenção à Literatura Infantil.

Pois bem, para guardar este dia na memória trouxe para compartilhar com vocês a resenha de um livro muito interessante que li e reli algumas vezes este ano com meus alunos lá na Sala de Leitura.


Literatura Infantil, Livros, Dica de leitura, Resenha, Pensamentos Valem Ouro, Blog literário Vanessa Vieira
Foto: Vanessa Vieira
 A casinha do Tatu, conta a história de uma raposa muito mandona e orgulhosa dona de uma grande casa na floresta. A tal raposa vendeu o terreno ao lado do seu para o Tatu, que depois de pagar o terreno começou a construir sua humilde casinha. Mandona que só a raposa ficou brava porque a casa do Tatu era muito simples e ia desvalorizar a sua propriedade. 

Depois de argumentar sem sucesso a construção do vizinho a raposa sai em busca da ajuda do Rei da Floresta o Sr. Leão, mas as coisas não acontecem bem do jeito que ela esperava. Dona Raposa sai desta história aprendendo uma grande lição!

Literatura Infantil, Livros, Dica de leitura, Resenha, Pensamentos Valem Ouro, Blog literário Vanessa Vieira
Foto: Vanessa Vieira
Que história!!! Primeiro não posso deixar de falar sobre a fluidez da escrita da autora. Logo de cara ela nos prende e nos cativa para a leitura e na minha opinião esta é uma das grandes habilidades que um autor precisa desenvolver para conquistar os pequenos Leitores. 

Já dentro da história somos levados a refletir sobre nossos próprios valores e sobre a forma que agimos no mundo. De uma forma bem sutil e direta Elza aponta para o leitor que não podemos cobrar que o outro seja igual ou tenha as mesmas coisas que nós. Cada um tem seu limite e precisa ser respeitado por isso. Não há melhor ou pior, há o ser, o existir. E ainda que a humildade e a generosidade é o início da humanidade!

Diante de tantas boas reflexões o livro ainda nos presenteia com lindíssimas ilustrações, Imagens grandes que ocupam toda a página, traços bem definidos e ainda um personagem que ao longo da história vai nos convidando para uma linda intertextualidade. 

Literatura Infantil, Livros, Dica de leitura, Resenha, Pensamentos Valem Ouro, Blog literário Vanessa Vieira
Foto: Vanessa Vieira
Fiquei encantada com a grandeza desta obra. Curti bastante todos os detalhes e já fiz questão de espalhar a notícia de sua existência pelos corredores na escola. Contei e recontei com alegria. E fico feliz em ver os alunos relendo por sua própria vontade!

Então, deixo para vocês esta dica, desejosa de que também se encantem com esta obra e sua linda mensagem. E já que este é o dia do livro infantil que tal presentear aquele pequeno que você tem ai na sua casa ou na sua família com esta linda história? Vale muito a pena a leitura! 


Favoritei com certeza!


Dados da obra:





Título: A casinha do Tatu
Autoria: Elsa Sallut
Ilustração: Suppa
Editora: Moderna ( Coleção Girassol)
Ano: 2017
Páginas: 40
Sinopse: A raposa, orgulhosa de sua linda casa, não aceita a vizinha de alguém tão pobre como o tatu. Mas, ao pedir o auxílio do rei leão para solucionar o caso, a raposa recebe uma lição e tanto!





Vou ficando por aqui! Mas antes de você ir me diga. Já conhecia esta obra? Ficou curioso? Tem algum livro Infantojuvenil que te cativou e que você nunca mais esqueceu? Comenta aqui em baixo!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Na sabia sobre a data , dia do livro infantil. Tenho tomado gosto por essa literatura depois q os netos nasceram , com os filhos não tive tempo ou sabedoria.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3