No dia das crianças, um papo sobre a importância da Leitura!

Literatura Infantil, Livros infantis, Dicas de como incentivar leituras, Crianças, pensamentos Valem Ouro, blog Literário, Vanessa Vieira
Leia para uma criança


Hoje é dia das crianças. Um dia especial para celebrar a alegria, a mocidade, a energia, a singeleza da vida! Mas além de tornar este dia especial para os pequenos, hoje também é dia de refletir sobre o futuro que queremos para eles. 

Pais, tios, avós, irmãos mais velhos, madrinhas e padrinhos comprometidos, sonham com o melhor para as crianças. Concordam? Algumas vezes conseguimos fazer tudo o que queremos, outras nem tanto... Mas estamos sempre em busca do melhor. 

E como este blog luta pela cultura da leitura, não podíamos deixar de falar sobre o quão fundamental para a formação desses pequeninos seria uma infância rodeada de leituras. 

Ler na frente das crianças é a melhor maneira de despertar
sua curiosidade e sua vontade de imitar.
(Ana Maria Machado)

Vivemos dias difíceis! Mas se valorizamos a leitura, estamos incentivando pensadores. Crianças que se tornarão adultos capazes, realmente, de decidir sobre seu futuro e também pensar e agir de forma ativa na sociedade! 

A leitura move, cria mundos e possibilidades. Mesmo que isso pareça muito utópico! E falo isso porque eu estou aqui, sou exemplo vivo desta mudança! Ai de mim se não fosse a leitura! 

Você pode pensar... "Mas livros infantis são caros!" Eu sei, sinto isso na pele! Mas a gente consegue fazer muito com muito pouco. Acredite!  O que não podemos é nos renderás consequências da vida!

Vou listar aqui algumas atitudes que podemos tomar para que nossos pequenos tenham acesso à magia dos livros. Veja: 

👤 Criar uma história e, voltando à nossa própria infância, ilustrá-la com nosso pequeno; Inventar nossos próprios livros!
👤Também é possível fazer um ajuste no orçamento e comprar livros em sebos, ou mesmo em livrarias, pelo menos uma vez no mês; ( A Estante Virtual é um Sebo virtual muito interessante!)
👤 Buscar se na sua cidade há Bibliotecas Públicas ou Bibliotecas Populares que tenham livros infantis;
👤Criar uma Roda de Leitura com pais dos coleguinhas do seu filho e ir trocando entre eles os livros que já foram lidos;
👤Ficar atento e se inscrever na campanha anual do Itaú Social - ( que por sinal, já está aberta para este ano! );
👤Verificar se na escola do seu filho há Biblioteca, Sala de Leitura ou mesmo se o professor tem algum acervo e possa lhe emprestar regularmente algum livro. (Isso é também estar presente na vida escolar da sua criança!) 
👤Se houver possibilidade, se inscrever num desses programas mensais de leitura/Clubes de Leitura. Onde a organização envia todo mês, um ou dois livros para você ler com o seu pequeno! ( Aqui em casa somos inscritos no  Leiturinha - Não estou fazendo propagando. ok?).


Eu poderia fazer uma lisa enorme, mas creio com as dicas acima já é possível dar um passo inicial para inserir o pequeno num universo leitor. Entre tantos presentes que são distribuídos neste dia, que tal presentear com um livro?  E se não houver a possibilidade hoje, que tal ir se programando para o natal ou para o ano novo... 

Vou ficando por aqui! 
Mas não vá embora sem deixar nos comentários 
como tem sido o incentivo da leitura Infantil 
aí na sua casa, ou perto de você! 

Postar um comentário

0 Comentários