No dia das crianças, um papo sobre a importância da Leitura!

Literatura Infantil, Livros infantis, Dicas de como incentivar leituras, Crianças, pensamentos Valem Ouro, blog Literário, Vanessa Vieira
Leia para uma criança


Hoje é dia das crianças. Um dia especial para celebrar a alegria, a mocidade, a energia, a singeleza da vida! Mas além de tornar este dia especial para os pequenos, hoje também é dia de refletir sobre o futuro que queremos para eles. 

Pais, tios, avós, irmãos mais velhos, madrinhas e padrinhos comprometidos, sonham com o melhor para as crianças. Concordam? Algumas vezes conseguimos fazer tudo o que queremos, outras nem tanto... Mas estamos sempre em busca do melhor. 

E como este blog luta pela cultura da leitura, não podíamos deixar de falar sobre o quão fundamental para a formação desses pequeninos seria uma infância rodeada de leituras. 

Ler na frente das crianças é a melhor maneira de despertar
sua curiosidade e sua vontade de imitar.
(Ana Maria Machado)

Vivemos dias difíceis! Mas se valorizamos a leitura, estamos incentivando pensadores. Crianças que se tornarão adultos capazes, realmente, de decidir sobre seu futuro e também pensar e agir de forma ativa na sociedade! 

A leitura move, cria mundos e possibilidades. Mesmo que isso pareça muito utópico! E falo isso porque eu estou aqui, sou exemplo vivo desta mudança! Ai de mim se não fosse a leitura! 

Você pode pensar... "Mas livros infantis são caros!" Eu sei, sinto isso na pele! Mas a gente consegue fazer muito com muito pouco. Acredite!  O que não podemos é nos renderás consequências da vida!

Vou listar aqui algumas atitudes que podemos tomar para que nossos pequenos tenham acesso à magia dos livros. Veja: 

👤 Criar uma história e, voltando à nossa própria infância, ilustrá-la com nosso pequeno; Inventar nossos próprios livros!
👤Também é possível fazer um ajuste no orçamento e comprar livros em sebos, ou mesmo em livrarias, pelo menos uma vez no mês; ( A Estante Virtual é um Sebo virtual muito interessante!)
👤 Buscar se na sua cidade há Bibliotecas Públicas ou Bibliotecas Populares que tenham livros infantis;
👤Criar uma Roda de Leitura com pais dos coleguinhas do seu filho e ir trocando entre eles os livros que já foram lidos;
👤Ficar atento e se inscrever na campanha anual do Itaú Social - ( que por sinal, já está aberta para este ano! );
👤Verificar se na escola do seu filho há Biblioteca, Sala de Leitura ou mesmo se o professor tem algum acervo e possa lhe emprestar regularmente algum livro. (Isso é também estar presente na vida escolar da sua criança!) 
👤Se houver possibilidade, se inscrever num desses programas mensais de leitura/Clubes de Leitura. Onde a organização envia todo mês, um ou dois livros para você ler com o seu pequeno! ( Aqui em casa somos inscritos no  Leiturinha - Não estou fazendo propaganda. ok?).


Eu poderia fazer uma lisa enorme, mas creio que com as dicas acima já é possível dar um passo inicial para inserir o pequeno num universo leitor. Entre tantos presentes que são distribuídos neste dia, que tal presentear com um livro?  E se não houver a possibilidade hoje, que tal ir se programando para o natal ou para o ano novo... 

Vou ficando por aqui! 
Mas não vá embora sem deixar nos comentários 
como tem sido o incentivo da leitura Infantil 
aí na sua casa, ou perto de você! 

Postar um comentário

16 Comentários

  1. oi!
    È super importante incentivar a leitura das crianças, pois é algo que só acrescenta na educação delas e trará um grande aprendizado. Sempre dou livros aos meus sobrinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber disso Joana! dar livros aos pequenos é uma atitude singular! =D

      Excluir
  2. A leitura e o diálogo com nossas crianças é a base para que tenhamos um futuro melhor. Achei as dicas muito criativas e práticas. Atualmente a gente consegue comprar bons livros por bons preços, e tem também em sebos. Essa roda de leitura é bem interessante. Gostei da ideia. O Itaú cultural é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro! Concordo contigo! Incentivar nossos pequenos é a nossa tarefa mais urgente! Feliz que tenhas gostado das ideias!

      Até breve!

      Excluir
  3. Olá! Aqui começamos com os livros de banho e fomos evoluindo, achei as dicas bem criativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Andrea! Aqui também começamos com os livrinhos de banho! São bons demais!!!

      Feliz que tenha curtido o post!

      Excluir
  4. Amo ler. Aprende isso com minha mae desde pequena lia p mim dormir mais rapido e qdo estou c insonia pego um livro se eu gostar da leitura passo a noite lendo. Incentivo muito minha sobrinha e ela ama ler sabe o q ela pediu p minha irma de presente de aniversario dinheiro p comprar livros e minha irma deu. Qdo a familia incentiva a leitura a pessoa gosta mais de estudar de ser intelectual e estuda bem mais. Amei o seu post. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história linda Karina! Feliz demais em saber que a sua sobrinha já é leitora!! Alegrou meu dia!!!

      Grata pela visita!

      Excluir
  5. Acho muito importante a leitura na infância , procuro dispertar esse hábito em meus netos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa que fazes Márcia! Não há presente maior do que o o incentivo à leitura!

      Excluir
  6. Olá!

    Eu infelizmente não criei o hábito de ler na infância e fui criar na fase adulta, mas acho super importante despertar esse hábito o quanto antes. Quero que meus filhos (quando eu for pai) comecem a ler o quantos antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é tempo de começar Arthur! Fico feliz que tenhas este pensamento! Desejo sucesso pra ti!

      Excluir
  7. Olá,

    Acho extremamente importante levar a leitura para as nossas crianças, pois isso é uma forma delas acabarem enxergando até a vida de uma forma diferente. Eu sempre estou incentivando a minha sobrinha, dando livros ou criando histórias, e creio que isso a tem ajudado bastante. Amei o post!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Alice! Essa atitude é importante demais! Boas leituras para ti e para a pequena!

      Excluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Amo livros e acho não somente importante como válido incentivar a leitura de uma criança, ainda mais com livros interativos. O post está maravilhoso e completo...Parabéns.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3