Bom Sucesso, a novela que está mexendo com o público leitor!

Bom Sucesso é a atual novela das 19h, transmitida pela Rede Globo. E confesso a vocês que depois de muito tempo, muito tempo mesmo! Voltei a me interessar por alguma trama apresentada no canal.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi os atores escalados para os personagens principais e em seguida o fato de os dois terem uma paixão  sem medidas pelos livros. É desse assunto que venho tratar hoje aqui com vocês.


Foto: Victor Pollack/ Globo

A novela é escrita por Rosane Svartman e Paul Halm e  tem inspiração no livro "A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver" publicado em 2017 pela autora Ana Claudia Quintana Arantes. A história gira em torno da amizade da costureira Paloma  e do Editor Alberto que se conheceram após um mal entendido onde uma troca de exames afeta a vida dos dois. 

Iniciada esta amizade logo Paloma descobre que Alberto e tão apaixonado por livro quanto ela. E é então que a novela começa a nos presentear com diálogos riquíssimos recheados de citações e menções à livros clássicos no cenário da literatura. 

Algumas obras são bastante conhecidas, outras ainda nem tanto. Mas o fato é que a beleza e o encantamento que a leitura pode trazer aos leitores está ali permeando toda a história, principalmente porque os outros personagens também não ficam de fora desse universo leitor. 

Por falar nisso, vale ressaltar que a saga de algumas personagens nos fazem lembrar grandes histórias da Literatura. É o caso de Marcos (filho do Alberto) por exemplo, que por suas atitudes sempre nos remete à história do querido Peter Pan, o garoto que não queria crescer.

Reprodução TV GLOBO

Uma pesquisa feita recentemente pelo jornal Extra diz que a procura por alguns títulos citados na trama deram um salto significante no mercado. Algo entorno de 15% e 10%. Entre os títulos procurados estão em primeiro lugar o "O mágico de Oz", escrito por L. Frank Baum. (Livro Alberto leu com a sua Neta.) E em segundo "A Letra Escarlate", de Nathaniel Hawthorne. ( primeiro livro que Alberto indica à Paloma).

Como vocês podem notar várias obras foram citadas ao longo da novela, por isso resolvi trazer aqui uma pequena listinha desses títulos.  Ela pode ser útil pra você dar uma conferida naqueles que já leu, também pode ser um ponto de curiosidade para novas leituras...

No meu caso servirá de referência para novas leituras! Tem algumas obras que me encantei com as citações e fiquei bem curiosa!

Deixei os livros com os links para vocês lerem as sinopses caso queiram saber mais sobre a obra. Ah! Vou tentar atualizar a listinha com as novas citações da novela. Vamos ver se dá certo!

Obras citadas na novela Bom Sucesso:


👉Bíblia -

Então me digam, Já leram algum livro desta lista? Ficaram curiosos por algum? Estão assistindo a nova? Qual a impressão que estão tendo? Me contem nos comentários as experiências de Vocês! 



Até Breve! 


Fontes de Pesquisa:  




Postar um comentário

21 Comentários

  1. Eu não sabia que a novela era inspirada nesse livro, adorei
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também descobri há pouco! Uma belezinha né!
      Já incluí o livro da minha lista de desejados! srsr

      Abraço!

      Excluir
  2. Não conhecia a novela, obrigada por partilhar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada! Espero que chegue por aí esta lindeza de novela!
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Querida Vanessa, que bom isso, tenho uma tv em minha cozinha, na hora de preparar o jantar aproveito pra assistir essa linda novela, até que enfim algo que sugere boas investidas em cultura!
    Cresci entre livros, na infância eu lia na livraria da minha madrinha, ajudava a vender os livros e lia de graça, não era trabalho infantil, pelo contrário, boas horas na livraria me davam a alegria de ler, li muito ainda amo esse exercício mental!
    Amei a sua postagem por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crescer entre livros é a melhor coisa que nos pode acontecer não é Ivone!? Muito feliz por compartilhares tua experiência!

      Esta novela é bem gostosinha de assistir! srsr
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. oi!
    Eu estou assistindo a novela Bom Sucesso :D e estou adorando, eles sempre citam grandes autores..

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo assistir a novela, pois faço faculdade a noite, mas as vezes que tive a oportunidade de assistir alguns episódios eu fiquei encantada com a biblioteca que o personagem possui e também sobre as referências literárias citadas. Uma que me encantou profundamente foi Peter Pan, e que fez parte da minha infância e já li o livros várias vezes.

    ResponderExcluir
  6. Nos tempos atuais, acho importantíssimo que uma novela traga esse tema à tona e incentive as pessoas a lerem mais. Que seja ainda mais sucesso e traga bons frutos para a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa!
    Não assisto novela, mas essa é muito comentada pela personagem principal gostar muito de ler, não sabia dessas informações e muito obrigado por compartilhar. Adorei muito seu post, e fiquei muito feliz porque a novela está tendo uma crítica positiva e incentiva outras pessoas a conhecer o mundo literário. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Vanessa. Tudo bem?

    Eu cheguei a assistir a alguns capítulos iniciais da trama, porém, acabei não conseguindo mais. Meu tempo para novelas está escasso haha. O que me chamou atenção, logo de início, foi o fato dos filhos da protagonista terem nomes de grandes personagens da literatura: Alice, Gabriela e Peter. Isso ficou na minha cabeça até hoje. Acho que esse amor pela leitura deveria ser cada vez mais incentivado em novelas, já que são obras tão populares, pois sabemos que o brasileiro, em geral, não é tão leitor assim.

    Adorei o post. Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa,

    Eu também adorei o fato da novela trazer a literatura em pauta, pois isso dá uma visibilidade muito bacana aos livros, atraindo mais leitores. Acho necessário incentivarmos a leitura em uma época que temos poucos leitores, infelizmente. Dessa lista só li "Dom Casmurro", além dos clássicos contos de fada, apesar que li as versões infantis desses. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Faz muito tempo que não vejo uma novela e confesso que esta sempre chamou minha atenção por ter pessoas apaixonadas por livros, mas sem tempo não assisti a nenhum capítulo.
    Agora, como fiquei feliz ao ler no seu post que pessoas se interessaram por alguns títulos a partir da novela, sem falar que a trama está de parabéns por mencionar tantas obras interessantes.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  11. Uma vez li uma matéria falando que por conta da novela, os livros citados aumentaram as vendas. Achei isso tão incrível! Da lista eu só li: A Bela e a Fera, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz (que eu amo!). Adorei seu post.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Essa novela, é mesmo muito boa, não perco um capitulo, adoro ver a Paloma "viajando", em quanto lê.... kkk
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  13. Oiiieeee


    Eu não assisto novelas há anos, e nem conhecia esta, achei incrivel saber que a novela está influenciando as pessoas a ler e buscar as obras citadas, opa espero que isso estimule mais e mais gente a descobrir a paixão pela leitura.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu não acompanho novelas, mas achei interessante por citar e abordar o mundo da literatura. Eu li a listinha e tem grandes livros que foram citados na novela e se não me engano, um amigo me disse que foi citado o livro "Fausto" publicado pela editora Martin Claret.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que a novela tinha inspiração em um livro. Que bacana. Eu já vi algumas cenas, justamente uma que citava Peter Pan. Eu li dez da lista que você destacou. Fiquei bem feliz por isso.

    Beijos! E um beijos para seu bebê lindo

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho o costume de assistir novelas não, mas peguei algumas cenas indo ou vindo pelos canais, onde os dois atores passavam pela biblioteca do Alberto. Realmente tem mexido com a cabeça do povo, né? Adorei sua ideia de linkar as obras citadas. Eu já li 8 dessa listinha e com certeza vou usá-la como referência pra próximas leituras.
    Curti demais seu post. Beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  17. Eu mal vejo televisão e novela eu não vejo nunca, não gosto. Mas acho importante que as novelas incentivem à leitura e é muito bom que ao apresentar alguns títulos a procura por eles tenha aumentado.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3