Resenha: Enquanto o dia não amanhece - Maria José Leite

Olá pessoas! Vamos a mais uma dica de leitura!? 

Hoje trago para vocês minhas impressões sobre o conto "Enquanto o dia não amanhece". Escrito pela Maria José Leite. Vamos lá!? 

 
Conto, Enquanto o dia não amanhece - Maria José Leite, Literatura brasileira, blog literário,
Foto: Vanessa Vieira


Este conto nos fala sobre a Amanda, uma garotinha muito esperta que tem um plano muito adulto para sua idade. Amanda planeja fugir com sua irmã recém nascida, porque todos os dias um monstro aparece em sua casa e sai destruindo tudo o que vê pela frente. 

Amanda tem medo do que este mostro pode fazer com sua ela e com sua irmã, então planeja a fuga pensando em todos os detalhes possíveis.

Eu fiquei emocionada com este conto porque Amanda representa todas as crianças deste nosso mundão que sofrem com a violência doméstica. Pelos olhos de Amanda, Maria José nos leva a pensar sobre o ponto de vista da criança que vivencia esta situação. Infelizmente, nem todas têm a possibilidade de agir como nossa pequena protagonista. Mas fica aí uma pequena grande história para nossa reflexão.

A Maria José tem uma escrita muito leve e me cativou logo no início de seu texto. Temos um enredo pesado, mas as palavras e a forma como a autora conduz  a trama é muito leve e faz a leitura fluir. 

Leitores de conto sabem que não podemos revelar muito, porque se contarmos acabamos com a graça da história, mas confesso que estou aqui me segurando para não contar mais detalhes para vocês!

Então, vou ficando por aqui e já digo logo! Corram lá e leiam!
 Leiam e compartilhem, porque vale muito a pena! 


O Ebook está gratuito na Amazon e você pode baixá-lo para ler em seu celular, tablet, kindle ou mesmo no pc. Meia hora de leitura ou nem isso e vocês ficarão encantados!



Sobre o livro: 


Título: Enquanto o dia não amanhece
Autora: Maria José Leite
Ano: 2019
Páginas: 13
Sinopse: Amanda é uma garotinha que precisa esperar o dia amanhecer para colocar seu plano em prática: ela quer fugir com Lili, sua irmãzinha, de um monstro que aparece durante a noite. Será que Amanda vai conseguir? Onde estão os pais dela? Que monstro é esse? Descubra lendo a história dessa garotinha muito esperta e determinada. 



Sobre a Autora acesse:



Um grande abraço!
Até breve!


Postar um comentário

21 Comentários

  1. Deve ser, sim, muito interessante. Que caso!
    A infelicidade faz envelhecer precocemente as crianças!
    Um dia lindo e ótima semana.
    Beijo
    ~~~
    Hoje tenho no A Vivenciar, dança...
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    nossa, eu fiquei até meio boquiaberto quando eu entendi sobre o conto da Maria de fato falava, eu já tinha conhecimento do conto mas ainda não o tinha lido, e saber sobre o que ele realmente trato me deixou ainda mais interessado na leitura.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, muuuito obrigada pela leitura do conto e pela resenha maravilhosa! Amei conferir suas considerações sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa. Já abri uma aba aqui para poder baixar o ebook. Nossa, que tema. Fiquei bem tocada, ao imaginar uma pequena menina tentando proteger sua irmãzinha e o tipo de monstro que aparece pra assombrar. Já to preparando o coração para essa leitura. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa,
    O conto parece ser bom, ainda mais que trata um tema polêmico, só pela sua apresentação posso imaginar o monstro que aparece para ela. Vou baixar para ler depois, Bjs

    ResponderExcluir
  6. Voltei a ler... impressionante!... Bj

    ResponderExcluir
  7. Esse conto trás uma grande reflexão sobre violência doméstica. Achei importante a Maria escrever sobre esse assunto, não deixa de ser um grande alerta

    ResponderExcluir
  8. Olá Vanessa, tudo bem?

    Eu amo contos, e esse parece ser simplesmente maravilhoso, daqueles que nos fisga desde o início e nos faz viver ótimos momentos. A realidade da personagem em relação a violência doméstica é muito dura e deve ser tocante. Importante falar sobre isso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! O conto parece ter uma sensibilidade muito grande ao tratar do tema em questão. Uma judiação quando crianças são expostas a esse tipo de perigo. Uma judiação que esse tipo de situação aconteça com as pessoas.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Realmente é muito dura essa realidade. Acho interessante quando os autores transfiguram o mal causado pelos humanos, como uma espécie de monstro. Não tirando a culpabilidade... mas demonizando mesmo as ações perante olhos inocentes.
    Abraçã

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Achei super empolgante e quero muito ler esse conto. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Imagino que a leitura seja muito emocionante e triste. Vou baixar o Ebook, obrigada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Contos me chamam a atenção, porque nos entregam algo muito mais rápido, seja qual mensagem for. Se trouxer umas lições de vida, tanto melhor, né?
    Tenho só problemas com leituras que me deixam triste. As evito ao máximo. Nem sempre dou conta desse tipo de histórias.
    Beijão
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  14. Eu particularmente não gosto muito de ler ebook, sempre preferi os físicos, mas a leitura desse parece bem interessante. Boa escolha

    ResponderExcluir
  15. Oiiieeee


    Que dica bacana de conto, o tema é realmente bem pesado, ainda mais contado sob o ponto de vista de uma criança, mas a escrita leve da autora certamente ajuda a prender e cativar o leitor. Não conhecia, mas ja anotei pra conferir qualquer dia desses.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Fiquei sabendo do conto e realmente parece ser tocante ainda mais por envolver uma criança. E realmente é difícil fazer resenha de conto.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse conto, mas tem uma premissa tão impactante. Falar sobre violência doméstica é difícil em diversos aspectos, porém, no ponto de vista de uma criança, deve impactar ainda mais. Vou deixar essa dica anotada porque realmente curti!

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa que analogia que me impactou confesso. Crianças sempre tem olhares tão puros que sei que vou acabar me emocionando na leitura. Sendo um conto, a leitura rapidinha me anima. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. olá!
    Logo que comecei a ler a resenha eu já fiquei pensando se seria uma história com o tema de violencia domestica e quando confirmou eu fiquei ansiosa pra ler, justamente por ser tudo através dos olhos de uma criança! Algo me diz que vou amar esse conto. Já salvei aqui pra poder comprar!

    ResponderExcluir
  20. Achei a proposta muito legal, a irmã que quer fugir com a outra é uma ideia genial, acho que a Maria já vem mostrando para que vem, espero ter a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse conto, mas adorei a proposta. Trata-se de um assunto muito sério e que precisa ser discutido. E, abordá-lo pela perspectiva da criança, deve deixar a leitura ainda mais emocionante. No momento, ando precisando de leituras mais leves, mas adorei a resenha e já anotei a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3