Minha maquiagem diz quem eu sou?

Por Vanessa Vieira

Há algum tempo venho refletindo sobre o tema chamado "beleza". Em minhas aulas de artes quando ainda estudava no Ensino Fundamental me levaram a pensar sobre as relatividades que podem existir entre o que é belo e o que é feio. E por isso cheguei à conclusão de que um ou outro, beleza ou feiura dependerão da perspectiva de quem vê. 

A Filosofia também me ensinou um pouco sobre estes pontos de vistas, ajudando-me a questionar sempre o motivo, o por quê... Enfim, as razões que nos levam às atitudes. E é exatamente utilizando estas experiências que venho pensando sobre os modos e modelos que nos deixamos viver atualmente. 

Maquiagem, beleza, opiniões, ditadura da belez, #STOPTHEBEAUTYMADNESS
Foto: Vanessa Vieira
Pode parecer que sim, mas esta foto não está editada.
E a qualidade está baixa por conta da Câmera do Celular

Bem, se eu sou "desligada" vi, você que não é, provavelmente viu o desafio que rolou/esta rolando no Facebook  e em outras redes sociais, para postagens de fotos sem maquiagem... Fui desafiada sim, mas tenho que dizer que eu preferiria ser desafiada a ler um livro de 500 páginas em um dia por exemplo...  Nada contra as maquiagens, mas minhas fotos são sempre sem elas, logo... 

No início percebi apenas como mais um desafio e fui cuidar da minha vida, mas depois vendo tantas postagens, comecei a pensar e querer entender o motivo de algumas euforias como as do tipo " dificuldade de postar uma foto sem make" 

Descobri que era um desafio contra a ditadura da beleza veiculado por este site aqui http://www.stopthebeautymadness.com/. Fui lendo várias opiniões sobre o tema e cheguei novamente à conclusão de que o ponto central é o ponto de vista. Como eu disse no início deste post. 


Maquiagem, beleza, opiniões, ditadura da belez, #STOPTHEBEAUTYMADNESS, Vanessa Vieira, pensamentos
Foto: Karla G. Vieira
Sem edições

Vejam, para mim, não seria difícil postar a tal foto, mas para muitas meninas e mulheres seriam, como foi. E onde estão os pontos de vistas? O meu está em não ligar para o que vai na moda, nasci na linha do contra. Sem maquiagens, sem roupas de grife, sem etiquetas desnecessárias. ( como bem nos alertou Carlos Drummond)... O de algumas outras pessoas, que sofrem diariamente por não terem um pó, um batom ou algo assim na bolsa antes de sair casa, está na opinião dos outros. Desculpem, mas é o que penso. 

Eu não serei melhor ou pior por estar com ou sem maquiagem, meu caráter, minhas habilidades e competências devem contar muito mais do que estes acessórios e creio que é isto que devemos correr atrás de provar. 

Um pouco antes de defender meu TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso) na faculdade, uma professora que estaria em minha banca comentou assim:

'Dia de monografia é dia de salão. Maquiagem, cabelo, unhas, roupa nova e salto auto... São indispensáveis! É o nosso dia temos que estar impecáveis'


Eu já não pensava mesmo em gastar dinheiro com estas coisas... E não gastei! No dia da minha apresentação o auditório estava lotado. De todas as monografias que eu havia assistido até ali, aquele dia foi o que mais teve gente pra assistir. E eu!?

Maquiagem, beleza, opiniões, ditadura da belez, #STOPTHEBEAUTYMADNESS, Vanessa Vieira, Pensamentos
Foto: Karla G. Vieira
( Procurei a foto sem edição, mas está no meu pc antigo e o mesmo
foi para o técnico. Esta eu editei porque ficou escura.)

Bem, lavei o meu cabelo cacheado e soltei, como costumo fazer em alguns casos, usei uma blusa listrada que eu já tinha usado outras vezes, porque estava um pouquinho frio. Me enfiei em minha velha e saudosa amiga calça jeans e no meu sapatinho e fui lá apresentar minha pesquisa.  E sim, tirei nota máxima no trabalho e, pasmem,  tive elogios da professora que mencionei. 

Esqueci do fato e segui em frente. Mas... No dia do lançamento de um livro no qual participei não tive como fugir, minha irmã me segurou e me fez de cobaia. Tive que ter paciência para esperar que ela terminasse seu trabalho. Fui para o evento, curti e e tals... No dia seguinte tínhamos um passeio de barco e lá fui eu novamente, só que agora sem maquiagem. Uma colega que eu havia conhecido no dia anterior perguntou se eu era mesmo a Vanessa, porque estava muito diferente. 

Maquiagem, beleza, opiniões, ditadura da belez, #STOPTHEBEAUTYMADNESS, Vanessa Vieira, Pensamentos
Foto: Ildo Silva

Fiquei intrigada e novamente comecei a me perguntar... Será mesmo que a maquiagem é indispensável? Será que só com ela poderemos dizer quem somos e a que viemos? 

Sei que posso ser radical, em alguns casos e estou tentando melhorar. É sério! Mas me deixar dominar por certas convenções seria desistir da liberdade de escolha que me foi garantida pelos direitos dos homens. Então, tenho e preciso dizer que não! A minha maquiagem não diz quem sou. Ela é um acessório, e precisa ser colocada no lugar de acessório, não como condição de vida ou algo parecido. Isso não seria justo!

Então, se você tem dificuldade de postar uma foto sem make, a culpa é de quem? Pense sobre isso. Se questione mais e aja por si, sempre pensando nos pontos positivos e negativos de suas ações. 


Beijinhos
Vanessa Vieira

__________________________________________________

Esta postagem é parte da série de postagens especiais do grupo Rotarrots
Um grupo dinâmico que busca reunir blogueiros para conversas, posts, 
e principalmente para trazer de volta a blogosfera aos bons tempos. 

Grupo no Facebook
Inscreva-se no Rotation



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ó eu de novo... rs
    Primeiro, fiquei super feliz de vc ter entrado para o Rotaroots! Vi lá no face, e achei super bacana!
    Segundo, que texto é esse, hein, moça? Arrasou!! Você até me complicou agora, porque tô escrevendo pra essa blogagem coletiva também, mas como você já disse tudo o que penso... rs
    Adorei as fotos! Lindona minha amiga!
    Ah, eu tb fui sem make no dia da apresentação do meu TCC. e me sai muito bem também! rs
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3