Resenha: Fugitivos - Carlos Barros

Olá!! Hoje venho trazer para vocês, a resenha de um livro incrível. Se preparem, segurem o coração e embarquem comigo nessa incrível aventura.



Título: Fugitivos
Autoria: Carlos Barros
Editora: Giostri
Gênero: Romance
Ano: 2015
Páginas: 647
ISBN: 9781500257415
Sinopse: De onde vem a amizade? O que é necessário para se ter uma vida melhor?  Caio, um carioca de 15 anos, perdeu os pais em uma tragédia e foi morar com a avó em Belo Horizonte. Cheio de traumas, causados pelo incidente que vitimou sua família, ele não tem mais desejo de retomar sua vida. Fernanda, de 15 anos, protege seu irmão Jonas, de 11 anos, do temperamento violento do pai. Ela se apaixona por Caio, e este por ela. O sentimento que nutrem, será o catalizador de uma briga que colocará em risco a segurança dos dois. Gabriel, de 17 anos, e Bianca, sua irmã de 5 anos, perderam a mãe, por ela ser viciada e ter sofrido uma overdose, e o pai está preso. Ficam sob a tutela da Justiça e do irmão mais velho, de 20 anos, que apoia o pai em planos escusos para melhorarem de vida.  Em Fugitivos, acompanhamos o amor nascer entre Caio e Fernanda, e a força da amizade que surge entre os cinco jovens, de forma tão intensa, que o drama de cada um deixa de ser individual e passa a ser de todos. No momento em que suas histórias se misturam, eles precisam fugir para salvarem suas vidas. Nessa corrida emocionante, que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, mais de dois mil quilômetros, iremos descobrir seus sonhos, seus medos, suas tristezas e suas alegrias, tudo envolto por muito suspense, perigo, romance e reviravoltas surpreendentes.

Ganhei o livro Fugitivos num sorteio. Quando li a sinopse, a primeira coisa que pensei, foi que deveria ser um livro infanto juvenil e que a sinopse já me contava quase tudo sobre as personagens, então, não me animei muito a ler... 

Quando o livro chegou às minhas mãos, confesso que me deu uma preguiça enorme de ler, por conta das mais de 600 páginas. E aí como eu precisava de um livro de mais de 400 páginas para ler em um desafio literário, resolvi resgatá- lo da estante e começar a leitura. E quão grata foi minha surpresa!!! A leitura fluiu rapidamente e em poucos dias o livro estava terminado e eu apaixonada. 

O livro conta a história de 5 amigos: Caio, Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca. Crianças e jovens que se unem em busca de superar suas dificuldades e constroem uma sólida e encantadora amizade.

Caio chega a BH, para morar com sua avó e logo conhece Fernanda e eles se apaixonam à primeira vista. É muito bonito acompanhar como esse amor vai se construindo aos poucos. Aqueles momentos em que você fica com o sorriso torto, lembrando de como foi quando você descobriu o amor. 

"Com hesitação, Fernanda aproximou-se e o abraçou. Alguns fios de cabelo resvalaram nos olhos de Caio, ao mesmo tempo em que ele sentiu o aroma do perfume e o toque do rosto dela no seu. Eles piscaram e, por um momento que desejaram ser mais duradouro do que apenas um segundo, sentiram um pequeno choque, que fez seus corações aumentarem o compasso da batida."

Caio é um sobrevivente. E ele se agarra ao amor de Fernanda para conseguir seguir em frente. Fernanda é forte. Luta como uma leoa pra proteger o irmão menor, do próprio pai.  

Jonas, me fez rir muito. Ele parece tanto com meu filho! Aquele momento da vida em que não se é nem criança e nem adolescente e em que eles vivem naquele meio termo. E é suportando as piores dores, que ele cuida da irmã também.

Bianca é uma fofa. Apenas 5 anos, é alegria do grupo. A inocência da infância, manchada pelas dores da vida é muito forte nela. Duvido seu coração não derreter com essa menina.

Gabriel é só um menino de 17 anos, mas ainda assim é um homem. Trabalha, sustenta a casa, cuida e cria a irmanzinha. É uma fortaleza para todos eles.

A verdade é que ainda que eu tenha achado que a sinopse me contava muito, o livro encanta com muuuuuitas outras surpresas. A história vai se desenrolando e acontecimentos inesperados vão surgindo! 

Essas 5 crianças passam por tantas coisas... E em muitos momentos me perguntei se eles conseguiriam ser felizes. O autor quebra o nosso coração muitas vezes, mas logo depois, ele dá um jeito de reconstruir... 

Eu chorei em muitas partes. Reconheci tantas histórias de verdade. Quantas e quantas crianças não passaram por coisas assim? Quantos relatos tristes eu já ouvi de crianças? A diferença das minhas crianças, da vida aqui de fora, é que eles não têm a força de se reconstruir que os meninos de Fugitivos têm. Porque eles lutam, viu? E como lutam!

Mas ainda que a vida deles seja mais do que muito de nós suportaríamos, eles ainda são crianças que brincam, se divertem, descobrem o amor... E ainda vivem imensas aventuras no caminho! Eles vão se conhecendo, a amizade vai se solidificando, vão aprendendo a confiar e a contar uns com os outros. E é quando eventos levam à que eles corram perigo de vida, que eles começam sua grande trajetória!!!

Você vai conhecer muitos lugares do Brasil. Se já os conhece, vai se reconhecer neles, e se como eu, nunca foi muito além, descobrirá os prazeres de viajar pelo país. Conhecer cada cidade, lugares especiais... Carlos nos conta com maestria, e faz realmente que a gente viaje pra dentro do livro...

Fugitivos vai te fazer rir, se emocionar, ficar com raiva, de boca aberta, apreensiva, de coração apertado.... Enfim, encantada e com uma saudade enorme da simplicidade da infância e das descobertas da adolescência.. Vai te fazer lembrar das verdadeiras amizades, do que isso significa. 

Você vai se pegar mandando uma mensagem para aquele amigo que não vê há muito tempo, mas que viveu tanto contigo e se dar conta do valor de quem está ao seu lado... 

Não, meus amigos. Não dá pra não ter o coração tocado por esses meninos. 
Ninguém é o mesmo, depois de ler Fugitivos...

Leiam, leiam rápido e se preparem para vivenciar enormes emoções!

Abraço!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Eita!!!! Adorei a resenha!!! Vou concordar q não me empolguei nada com a sinopse 😞
    No entanto, com a resenha.... Aí sim!
    Então, Marcelle lerei sua indicação.

    Aguardando ansiosa suas próximas resenhas, ja virei fã do seu jeito de escrever e como um gostoso bate papo entre amigos.

    Até a próxima!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!!!! Leia sim, pq vale super a pena!!!! Bjs

      Excluir
  2. Resenha DIVINA! Eu li Fugitivos várias vezes e me emocionei em cada uma delas e o tipo de livro que você não enjoa. Parabéns Marcelle, amei a resenha!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelle!! Amei sua resenha. Achei que não me interessaria pelo livro, mas conforme você foi compartilhando sua experiência a curiosidade veio crescendo aqui! heh Preciso lê-lo urgente! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3