Resenha: Hecatombe Hipotética - Claudia Gomes


Título: Hecatombe Poética
Autora: Claudia Gomes
Gênero: Poesia
Tipo: Brochura
Editora: Independente
Páginas: 104
Ano: 2016
Skoob
Sinopse: Às vezes acho que vou salvar o mundo literário. Eu tenho tanto livro que coleciono sem ler com uma ânsia e sensação de poder que eu devo imaginar uma fatalidade no mundo. Um novo genocídio de bibliotecas, um apocalipse. Aí eu vou ter livros para ler quando ninguém os tiver. Aquelas edições antigas, os livros recomendados, os de infância. Vão estar todos ali, sob minhas asas, no meu forte. É como se fosse haver uma guerra e o meu porão fosse o esconderijo. Eu teria nele um estoque pra não faltar a minha guarnição: as palavras.  - Claudia Gomes -    



Olá pessoas! Hoje vamos conversar sobre o livro Hecatombe Poética escrito pela autora Claudia Gomes. Fiquei muito feliz quando recebi o convite da Claudia para parceria. 

Já falei aqui que a poesia é minha vida lembram? Por isso não pude recusar a proposta da Cláudia e hoje fico feliz por ter aceito, pois foi uma grata surpresa fazer esta leitura! 

Desde o primeiro contato com o release deste livro me apaixonei! E quando ele chegou aqui em casa o amor se concretizou de vez. 

Claudia nos traz poesias intensas e com uma realidade que espanta, conforta, faz rir, refletir e chorar. Suas palavras têm um ritmo intenso e a autora consegue encaixar harmonicamente os versos e de repente, a mensagem está lá. 

Por sua Culpa

tem gente que diz que ama
Sem saber o ue é o amor.
tem gente que mente
Por inocência,
Ignorância de sentimentos.
tem gente que acha que ama
porque o amor tem parede com o ódio.
...

As páginas fluem e os olhos dançam diante de versos sobre a vida, sentidos, sociedade, intimidade, política. De tudo um pouco e nada sobre tudo. 

...
Porque é preciso que eu seja para que eu viva / ...
Porque é preciso que eu seja assim, para que eu viva.


Algo que me chamou muito a atenção na escrita da Claudia foi a entrega. Sem medo, sem receios, sem pudores ela se faz na poesia. As palavras estão ali e ela as utiliza de forma segura transmitindo a quem lê uma sensação de liberdade.


Terminei a leitura com uma mensagem de que sim, é possível ser triste, é possível ser feliz, é possível ser nada e tudo, mas essa coisa toda de existir é uma questão de escolhas, decisões. e a suavidade direta com que a autora nos faz refletir sobre isso é mágica!

Confidente 
[...]
Mas de qualquer modo és, de fato,
meu cofre.
Tesouros e segredos revelados
Aos sussuros.
Envergonhada ante teu ar de troça,
Sem saber pra quem falar,
Eu me abro
E Agradeço.

Por obrigação ou pena,
Por amor ou poema,
ouve-me quando confesso.

Nem preciso dizer que adorei o livro né!? Ele é curtinho sim, mas muito interessante e com uma leitura muito fácil. Se você é daqueles que busca uma poesia de alma para alma acho que pode encontrar-se neste livro. Claudia nos traz em palavras simples, mensagens profundas.
 

E como não falar da diagramação do livro minha gente! Sério a arte da capa os desenhos ao longo das páginas a forma irreverente de apresentar os poemas me levaram para mais perto ainda dos sentidos que as poesias me apontavam. Achei interessante e parabenizo à autora e aos responsáveis por toda a arte. Está lindo e com jeitinho de casa. Sabe aquele lugar onde a gente se aconchega? Pois então.

Vou ficando por aqui e  super incido a leitura para vocês! Aguardem que logo teremos outra resenha e mais novidades sobre o trabalho da autora! Abraços!


Sobre a autora:

Claudia Gomes é escritora, roteirista, atriz e produtora. De origem capixaba, mora no Rio de Janeiro, onde trabalha com cultura. Desde cedo se destacou devido a sensibilidade artística. Na escola sofria “bullying” por causa da religião cristã dos pais. Em casa sofria para se submeter aos dogmas radicais. Na vida sofria para conter todo o seu potencial criativo, usado para driblar o tédio familiar e o preconceito social. Sua salvação foi o bisavô, que mesmo sem saber ler, contava-lhe muitas histórias. Logo que ela conheceu as palavras, descobriu que os livros seriam os seus eternos portais mágicos. Desde jovem começou a escrever. A paixão pela literatura só não a tornou uma bibliotecária porque tem alergia à poeira. Ainda jovem começou a contar histórias profissionalmente, além de receber sua primeira proposta de publicação, mas o pai não concordou, negando a hipótese de uma escritora na família. Naquela época, então, ela se apaixonou pelo universo da animação. Tentou outras carreiras, como bancária, mas entrou em depressão profunda, parando de estudar e de trabalhar, mas aproveitou para mergulhar no mundo das artes. Sem abandonar suas leituras, mais tarde retomou a escrever, ganhando dois prêmios literários e publicando "Mariazinha em verso & prosa". Há menos de dez anos se mudou para o Rio de Janeiro, então lançando “Sarau da Mariazinha”. Recentemente escreveu para duas séries de tevê. Entre seus futuros projetos, prepara uma parceria biográfica com o escritor Fábio Fabrício Fabretti, biógrafo de Caio Fernando Abreu, Gloria Pires, Gretchen, Neusinha Brizola e Jussara Calmon. Também participa e organiza eventos literários e culturais, como saraus, contações de histórias, cursos, palestras e oficinas. 
Até breve! 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oii, tudo bom? O livro parece mesmo ser muito bom. Eu gosto de poesia, mas poesia bem escrita, com a alma.. E a autora parece escrever com a alma. Que bom que vc gostou.
    E como assim os pais não queriam uma escritora na família? Qual o problema? Ter um talento desse é motivo de muito orgulho, isso sim! Mas que bom que de um certo modo ela deu a volta por cima e hj pode fazer o que tanto gosta.
    Beijos e parabéns pela parceria e a autora pelo livro.

    ResponderExcluir
  2. OOi!
    Não conhecia o livro, parece ser ótimooo!
    A escrita da autora parece ser maravihosa, dica mais que anotada!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3