Resenha: O Casaco - Sônia Rosa

Mais um mês chegando e temos pela frente mais trinta dias para escrever nossas histórias! Por isso escolhi um livro muito interessante para compartilhar com vocês. Uma obra que nos fala de vida e de escolhas. 

Título: O Casaco
Autora: Sônia Rosa
Gênero: Infantojuvenil
Ilustrações: Anielizabeth
Ano: 2014
Edição:
Editora: Rovelle
Páginas: 32
ISBN: 9788582750209
Sinopse: Todas as mulheres da família de Alayde aprendiam a fazer tricô, uma tradição que era passada de geração em geração. No entanto, diferentemente das irmãs, ela não gostava de tricotar. Queria fazer roupas, mas não de tricô [...] Nessa busca intensa pela própria identidade e na tentativa de autoafirmar sua vontade à família, ela irá tecer, destecer e tecer novamente casacos, blusas,lembranças, sonhos e planos, trilhando seu caminho em eternos recomeços e novas descobertas - assim como a própria vida. 


Em o Casaco vamos conhecer a história de Alayde. A menina que embora soubesse que era tradição de sua família o aprendizado do tricô estava certa de que não era esse o ofício que queria para si. Pelo contrário, ela sabia muito bem que tipo de arte gostaria de fazer com as agulhas e com as linhas, mas guardou para si este segredo e foi adiando de todas as formas possíveis o aprendizado do tricô. 

"eu não queria aprender a tricotar. De jeito nenhum. Achava chato, demorado demais. E não tinha como escapar. Mais dia menos dia teria que aprender..."

Mas tradição é tradição e a hora de Alayde aprender a tricotar acabou chegando. A menina tentou resistir, mas com um jeitinho especial sua mãe fez com que ela tricotasse um lindo casaco. E  é aqui que uma linda história começa a ser tecida diante de nossos olhos.


Embora não sendo o real desejo da menina ela acaba aprendendo o tricô, termina o casaco alegra sua mãe e espera pela visita de sua vô para que ele seja contemplado. Mas a questão vai muito além do aprendizado de alguns pontos.

Alayde começa a fase das escolhas, ela deveria seguir seu caminho tricotando ou não e a forma que ela escolheu foi bem interessante. porque foi sincera consigo mesma e também demonstrou que havia respeito entre ela e sua família.  Ah! E não posso deixar de falar da avó da  menina, que me surpreendeu. Que personagem linda!

Eu diria que por traz destes pontos há uma experiência única que só a Alayde pode contar basta você querer saber. 

Sônia nos apresenta de maneira bem gostosa as idas e vindas de uma vida onde temos que lidar com as coisas que gostamos e com aquelas que não apreciamos muito. Também nos fala de escolhas, decisões que são importantes fatos para uma vida de alegrias. 


A menina Alayde está em primeiro lugar em meu conceito de exemplo de vida. Soube dizer a que veio, soube amar e respeitar sua família, soube seguir seu caminho fazendo suas próprias escolhas e isso não tem preço né minha gente!?

A leitura do livro é bem rápida, mas tece muitas reflexões que acredito serem importantes em nossos dias. Principalmente quando falamos em ser mulher e fazer escolhas. Não acredita? Então mergulha e veja se suas teias não vão se esticar.

Fiz a leitura há alguns dias e sempre quando penso no livro algo bacana floresce dentro mim. Acho que me apaixonei (srsr) Vou levar esta leitura comigo para a vida! E deixo a dica para vocês!

Só para terminar gostaria de parabenizar a ilustradora desta obra. fiou muito lindo e os detalhes das páginas são encantadores! Parabéns! 

"A Vida é um eterno tecer, destecer e tecer de novo"
Meu autógrafo! =D



Sonia Rosa nasceu no e mora na cidade do Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora, contadora de histórias, orientadora Educacional e Escritora. Publicou seu primeiro livro, "O menino Nito" em 1995 e hoje conta com mais de 40 títulos publicados. A maioria dedicado ao público infantojuvenil. Atualmente há edições estrangeiras de seus livros na França, na Itália, na Galícia e nos países africanos de língua francesa. Sônia se destaca ainda por trazer personagens negros ou da temática da cultura afro-brasileiraem quase todas as suas obras. Seu grande sonho é que a quantidade de leitores de literatura aumente a cada dia. Na sua opinião, isso fará uma enorme diferença nas relações humanas do nosso planeta.
Saiba mais sobre o trabalho da Sônia - Clique aqui


Espero que tenham gostado da sugestão. 
Um abraço e até breve minha gente!

 

Postar um comentário

0 Comentários