Quem é o autor? Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen, mulheres na literatura, mulheres esceritoras, autoras portuguesas, Quem é Sophia de Mello Breyner Andresen?, Pensamentos Valem Ouro, biografia de autores, Vanessa Vieira, literatura, conhecendo novos autores,

Há alguns dias, contei neste post aqui sobre como conheci meu escritor favorito. No final da postagem, questionei a vocês sobre os autores que vocês tinham cativos e confesso que gostei demais das respostas.

Alguns autores eu já conhecia, mas outros ainda não. Então, resolvi pesquisar um pouco sobre eles e veio-me a ideia de compartilhar aqui as minhas pesquisas. 

Deixo claro que não se trata de nada acadêmico, a intensão é trazer curiosidades sobre os autores, trechos de seus escritos para nos familiarizarmos com eles. Vamos lá? 

  Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen, mulheres na literatura, mulheres esceritoras, autoras portuguesas, Quem é Sophia de Mello Breyner Andresen?, Pensamentos Valem Ouro, biografia de autores, Vanessa Vieira, literatura, conhecendo novos autores,
Fonte da imagem: Recanto do Poeta

A primeira escritora escolhida foi a Sophia de Mello Breyner Andresen, mencionada pela Norma Emiliano, do blog Pensando em Família. Escolhi começar com ela primeiro por ser mulher, segundo por ser escritora de poesia e dentre muitos motivos, porque foi uma mulher escritora de garra e determinação.

Sophia nasceu em 6 de novembro de 1919, no Porto e faleceu em 2 de julho de 2004. Era Filha de família Aristocrática. Estudou Filologia na Universidade de Lisboa, mas não chegou a concluir o Curso. Publicou seus primeiros versos em 1940, no "Cadernos de Poesia". Tem sob sua autoria diversas poesias. 

Casou-se com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, com quem teve 5 filhos os quais lhe inspiraram a escrita de obras voltadas para o público infantil.

Em 1964, recebeu o Grande Prêmio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro Livro sexto e dentre tantos outros em 1999, tornou-se dona daquele que a tornaria uma das mais importantes escritoras portuguesas do Século XX. Foi a primeira mulher a receber o "importante galardão literário da língua portuguesa". O Prêmio Camões


Sophia em versos

Casa Branca

Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flores marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas.
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

A ti eu voltarei após o incerto
Calor de tantos gestos recebidos
Passados os tumultos e o deserto
Beijados os fantasmas, percorridos
Os murmúrios da terra indefinida.

Em ti renascerei num mundo meu
E a redenção virá nas tuas linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram minhas.

in Poesia, 1944

✏✏✏✏✏✏✏✏✏✏✏

Mar

    I

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

        II

Cheiro a terra as árvores e o vento
Que a Primavera enche de perfumes
Mas neles só quero e só procuro
A selvagem exalação das ondas
Subindo para os astros como um grito puro.

in Poesia, 1944

 

Confesso que ainda tenho muito para ler e estudar sobre a autora, mas o pouco que descobri já me fez gostar muito de seu trabalho. Sem dúvida ela foi uma figura inspiradora para seu tempo e ainda continua a ser. E vocês, já a conheciam? 

Norma, minha querida, muito grata por tê-la mencionado. 
Estou imensamente feliz em poder conhecê-la. 


Fonte da pesquisa

 
Até Breve!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Lindos os versos da Sophia de Mello! Boa indicação da Norma!
    beijos e te imagino na lida boa junto ao pequeno Daniel e o maninho. Tuuuuuudo de bom! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa
    Feliz por encontrar aqui Sophia de Mello Breyner Andresen, trazida pela Norma e pesquisada por si. Adorei reler os poemas, sempre tão belos.
    Muito obrigada, amiga. Uma iniciativa louvável.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  3. eu gosto muito dos poemas dela. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Que belos poemas escolheste!
    Também adoro Sophia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida, feliz por ter lhe estimulado esta imersão. Eu me identifico muito com ela, pois uma das minhas inspirações predileta tem sido o mar. Quanto mais você a lê mais gosta. Eu a descobri no círculo de leitura da Cristiane Seixas. Boas escolhas dos poemas selecionados por você. Bjsss

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3