Resenha: Paixão India - Javier Moro

Título: Paixão Índia
Autor: Javier Moro
Editora: Planeta
Páginas: 389
ISBN: 978-85-422-0697-5
Ano: 2016

Sinopse: A jovem Anita Delgado era bailarina na Espanha, no início do século XX, quando um marajá indiano se apaixonou por ela, lhe deu um palácio e a transformou em princesa – mas não em sua única mulher. Depois de chegar à cidade de Kapurthala sobre um elefante luxuosamente adornado, a nova princesa descobriu que aquele aparente conto de fadas não transcorreria sem o inevitável choque cultural entre dois mundos que se mostravam mais diferentes do que ela imaginava. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu, e a jovem, apesar de cercada de conforto e riqueza, vivia na mais completa solidão. Determinada, porém, ela se manteve no lugar que acreditava ser o seu – até seu coração começar a bater de maneira diferente. Javier Moro realizou pesquisas detalhadas, tanto na Europa quanto na Ásia, para construir uma narrativa minuciosa da relação do casal, que deu origem a um dos maiores escândalos da Índia inglesa.



A historia real da princesa espanhola  e seu rajá de Kapurthala. Este com certeza é um dos livros mais lindos que li. O autor caprichou, nos trouxe um álbum de fotos sobre os protagonistas e o enredo contado tem uma leitura de fácil compreensão que permite que você se sinta dentro da história em todos os momentos.

Javier Moro nos levará a conhecer uma Índia no inicio do século XX um país exótico e extravagante que tem um povo miserável e, mesmo estando nessa condição, não se importa que seus marajás esbanjem  suas exorbitantes riquezas.


Aqui vamos torcer muito por Anita Delgado uma jovem bailarina que verá sua vida mudar quando o rajá Jagatjit se mostra completamente apaixonado por ela.  Anita é uma moça que teve de seus pais uma criação muito honrosa.

Em uma determinada noite em que esta se apresentando como dançarina em um dos cafés da cidade com sua irmã mais nova  ela recebe a visita de um intérprete oferecendo dinheiro para que  apenas converse com o rajá. Ela se sente insultada por isso e nega o convite veementemente, fato que desperta ainda mais o interesse de Jagatjit por ela.

Tentado consertar o erro  o rajá se empenhara de forma insistente a mudar a visão da jovem sobre ele e isso os levará a um encontro que muda a vida de Anita Delgado para sempre.

Jagatjit é um marajá que, desde cedo, teve toda a bajulação que um homem com muito dinheiro tem, mas teve também que lidar com muitos obstáculos. Ele foi criado sob a doutrina do seu país tanto que aos 11 anos se vê casado com sua primeira esposa. Quando alcança a maioridade ele descobre um novo mundo no Ocidente e acaba trazendo para seu país  muitas inovações o que o faz, por muitas vezes, ser mal visto e interpretado por  muitos outros rajás de diversas castas.

A vida segue adiante, casado com 4 esposas e com vários filhos o rajá em uma de suas viagens pelo Ocidente tem seus olhos brilhando e o coração batendo mais forte por uma bela jovem. Ele demonstrara seu interesse de imediato e não medirá esforços para conquistar o coração da bela mulher, pois vê nela a esposa que pode acompanhá-lo em suas viagens e aventuras pelo mundo.

Jagatjit depois de muito empenho conquista o coração da jovem e dispensa um cuidado especial para que ela aprenda tudo  necessário para se tornar uma esposa perfeita nos costumes da índia.

Anita vendo seu coração ser habitado por um sentimento até então desconhecido se dedicará imensamente ao que lhe for ensinado ganhando a cada dia a admiração do seu rajá. Mas quando se muda para a índia Anita sofre com a descriminação pelo fato de ser estrangeira e branca, pois as outras esposas a veem como uma ameaça. E o fato de Anita não viver no harém do rajá complica ainda mais a situação da moça, pois soa aos outros como um insulto.

Ela se sente muitas vezes muito sozinha mesmo estando rodeada de pessoas. Seu amado  faz de tudo para que isso seja amenizado, até mesmo constroi um palácio para a princesa  para que ela viva com ele  e não solitária. Isso despertará a inveja das outras mulheres e é visto novamente como uma ameaça à tradição hindu. Anita vê uma sociedade totalmente diferente da qual ela foi criada.

Foto: Cris Vieira


O tempo passa e Anita sofre demais com os costumes do rajá, que apesar de admirar a cultura ocidental vive de forma firme suas raízes e isso acarreta um esfriamento no amor deles e acaba colocando Anita uma mulher muito curiosa e corajosa envolvida em um dos maiores escândalos de Kapurthala.

Paixão Índia é uma história sensacional e que vale muito a pena ser conhecida e admirada venha fazer parte deste conto de fadas que nos mostrará que nem todo o final é como queremos e pode ser surpreendente.

Este livro foi um dos maiores presentes que a Editora Planeta poderia nos trazer. Está com ótima diagramação, você não se sente cansado ao ler e ao folhear as páginas você irá encontrar muito carinho da editora ao produzir esta obra prima. As fotos estão bem nítidas e todas em papel couché que faz toda a diferença no toque do livro.

Até breve!

Postar um comentário

0 Comentários