Entrevista com o autor: Lilian Farias

Hoje começamos aqui no blog uma coluna que eu há muito tempo sonhava em fazer, mas por conta de vários fatores não foi possível. Nesta coluna, Entrevista Com  o Autor a proposta é conversar com nossos autores parceiros e saber alguns detalhes de sua vida pessoal, profissional e também sobre suas novidades literárias!

Para estrear esta coluna convidei uma autora muito especial. Lilian Farias além de escritora mantém o Blog Literário Poesia da Alma e nos inspira todos os dias com lindas postagens! 

Vamos à entrevista?

Entrevista, Autores Brasileiros, Lilian farias, Blog Pensamentos Valem Ouro, Blog Literario

Olá Lilian, tudo bem? Muito grata por sua participação em nossa entrevista!
É um grande prazer poder acompanhar de perto o teu trabalho!

1 - Como você define a autora Lilian Farias? Quem é? De onde vem para onde deseja ir? 
R.: Lilian é memória, mulher, poesia e resistência. Nasci em Aracaju-SE, morei e fiz faculdade em Pernambuco, meu segundo lar e hoje resido em Aracaju-SE. Desejo ir aonde o comodismo, ódio, machismo e a ignorância não sejam palavras de ordem. 

2 – Conte para nós, como foi a sua aproximação com a escrita? Você teve algum mediador? Você se inspirou em alguém?
R.: Minha aproximação com a escrita foi como a da maioria das pessoas, pela alfabetização institucional, pela escola. Sobre a literatura, meu mediador foi a curiosidade, naquela época, não existia estímulo para filhos de pobre analfabetos. Sobre minhas inspirações, são várias, da música e poesia, a mulher, mar, cachoeira, outras grandes escritores e escritoras, etc. 

3 – Qual o maior desafio que você encontrou para publicar o seu primeiro livro? E os que vieram depois, tiveram desafios parecidos? 

R.: Meu primeiro livro foi no imediatismo, sem preocupação com nada, nem com a estática. Em seguida, depois que conquistei certo público leitor, enfrentei e enfrento o preconceito, todos os dias. Uma outra dificuldade é o valor absurdo que editoras cobram dos autores para publicá-los e a dificuldade em receber os direitos autorais, já que as leis no Brasil não protegem o autor. 

 "Existe um abismo em ser escritor e ser escritora, esse abismo é sustentado pelo machismo, questões de raça e classe e também pelo capitalismo..." ( Lílian Farias)

4 – Qual a maior surpresa que você teve na sua carreira como autora? Uma lembrança, algo que você sempre quando o tema é ser escritora.
R.: São muitas. Mas a mais simbólica é quando alguém diz que o primeiro livro que leu na vida foi o meu e que não quer mais parar. 

5 – Que tal você nos contar um pouco sobre o seu processo criativo? Estamos curiosos para saber de onde vêm suas inspirações! 
R.: Meu processo criativo geralmente é uma catarse, é demorado e hoje tenho muito mais cuidado com a estática. Gosto de ler poesia Latina o que me deixa profundamente motivada; observar pessoas conversando e conversar com pessoas, principalmente. 

6 – Ser escritor no Brasil hoje. Como você define esta questão?
R.:  Existe um abismo em ser escritor e ser escritora, esse abismo é sustentado pelo machismo, questões de raça e classe e também pelo capitalismo. Eu, neste caso, sou escritora e ainda temos um longo caminho a percorrer enquanto nação para lançar mão de privilégios e tornar o ambiente literário mais justo e igualitário.  

7 – Um livro que você leu e acha que todo mundo deveria ler?
R.: Mulheres que correm com os lobos

8 – Deixe um recadinho para nossos leitores!
R.: Não podemos permitir que destruam a história do país. Um país sem memória é um país doente. 


 💬💬💬💬

E aí pessoal! Já conheciam a Lilian? Tiveram a oportunidade de ler algum de seus livros? Se ainda não leram ainda está em tempo. São histórias inspiradoras! Vale muito a pena a leitura. 

Aqui no blog temos a resenha de Mulheres que não sabem ChorarO Céu é Logo Ali. Mas além desses dois livros a autora tem um livro de poesias o Desconectada e alguns Contos publicados na Amazon. Corre lá para conferir! 

Até Breve! 


Postar um comentário

19 Comentários

  1. oi!
    Que legal :D eu adorei a entrevista com a Lilian Farias, não conhecia o trabalho dela.. Vou ver se encontro mais sobre os livros dela..

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia a Lilian, mas pelo o pouco da entrevista, deu para se ter uma noção da mulher guerreira que ela é, com uma energia maravilhosa. E ainda por cima, é nordestina <3
    Vou procurar mais sobre ela, porque realmente me interessou demais. Parabéns pelo novo quadro.

    Xêro grande
    Johany Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Joany! Tenho certeza que vais gostar! A Lilian Arrasa!!!

      Excluir
  3. Que saudade que tenho do blog dela, Lilian é espetacular, sempre trás uma boa história, bons livros. Não li os livros dela ainda, mas certamente são bons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Elana! Conteúdo de primeira!! Sempre passo por lá :)

      Excluir
  4. Eu amei a entrevista e poder conhecer um pouco mais a respeito da Lilian. Imagino que realmente deve ser um sentimento incrível, ouvir alguém dizer que o primeiro livro que leu foi o seu. <3
    Desejo muito sucesso para a autora e espero que as dificuldades não impeçam de seguir sua jornada.

    Beijos,
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha curtido! O trabalho que a Lilian nos apresenta é bem interessante! Vale a pena conferir!

      Excluir
  5. Oi Vanessa , prazer :)
    Eu não conhecia esta autora , eu amei esta forma de post com entrevistas e que legal eu estava pesquisando os livros que ela escreveu , muito bacana <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou! Espero que tenha a oportunidade de ler!
      Muito grata pela visista!

      Excluir
  6. Que legal. Meus parabéns por conseguir fazer esse quadro. Não conhecia essa autora, adorei saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visista Maísa! Fico feliz que tenhas gostado!

      Um abraço!

      Excluir
  7. concordo com ela que todo mundo deveria ler mulheres que correm com lobos, é um livro super importante!
    Adoro esses quadros, eu faço sempre no meu blog e acho o maximo conhecer novos autores! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! Já anotei este livro na minha listinha de desejados! Espero ler em breve!

      Obrigada pela visita! Um abraço pra ti! =D

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Conheço a autora já tem um tempinho mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra. Foi bom saber um pouquinho mais sobre ela. Tenho curiosidade em ler esse livro que ela indicou Mulheres que correm com os lobos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma obra que também me desperta muito curiosidade Erika! Uma bela dica né!?

      Vamos ler e trocar figurinhas! srsr
      Abraço!

      Excluir
  9. Gostei de conhecer mais sobre a autora. É bom ver mais mulheres dando seu grito de liberdade.

    ResponderExcluir
  10. Olá , que legal esse quadro , e muito bom quando podemos conhecer o autor um pouco mais através de suas perguntas.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a autora, mas através dessa entrevista pude saber um pouco sobre ela e fiquei muito curiosa para conhecer seus livros.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3