Resenha: O óbvio que ignoramos - Jacob Pétry

Título: O óbvio que ignoramos
Autoria: Jacob Pétry
Editora: Planeta
Gênero: Autoajuda, Bem estar e lazer
Ano: 2016
Páginas: 240
ISBN: 9788542208832
Skoob


Usando exemplos concretos de pessoas como Gisele Bündchen, Sylvester Stallone, John Kennedy, entre muitos outros, o autor nos mostra o que diferencia as pessoas com resultados extraordinários das demais: princípios simples e óbvios, mas geralmente ignorados pela maioria. Pessoas de sucesso seguem uma lógica óbvia e simples, mas muito poderosa. Ao colocar luz sobre essa lógica, Jacob Petry oferece um fascinante padrão de atitudes que facilmente pode ser aplicado por qualquer um que queira explorar ao máximo seu potencial.


Você deve estar pensando: mais um livro de autoajuda que não vai me ajudar em nada. A verdade é que eu não sou muito fã de livros do gênero, mas depois que li um breve resumo do que este tratava fiquei bastante curiosa para saber qual o segredo de muitas pessoas para terem chegado ao topo do sucesso.

De uma forma bastante sucinta, Jacob nos mostra como a vida pode ser fácil e complicada ao mesmo tempo. Digo isso, pois ele fala que cada pessoa precisa descobrir o seu próprio talento, mas isso requer um grande esforço, visto que nem sempre somos guiados para descobrir esse talento. A vida toda nós somos treinados para garantir uma profissão muito bem remunerada e muitas vezes não é apenas o financeiro que importa. Acontece também de fazermos aquilo que amamos e que ainda assim a parte financeira vai ser suficiente.
 "Se você negligenciar o seu talento, omite seu potencial e, como consequência, está impedindo a expansão da vida. Por isso, ela se tornará, inevitavelmente, um fardo."
 "... existe uma vontade natural em cada um de nós. Essa vontade faz com que toda pessoa queira, naturalmente, ser tudo que ela é capaz de se tornar. Esse desejo é inerente a natureza humana. Não podemos evitar querer ser tudo que podemos ser. Onde quer que exista um talento suprimido, ou uma habilidade não desenvolvida, existe uma pessoa insatisfeita e desmotivada”
Tomando por exemplo várias celebridades, Jacob Pétry apresenta uma série de histórias que nos envolve de forma bastante natural. Gosto muito de conhecer a realidade por trás de um grande sucesso, já que na maioria das vezes ocorreram diversas quedas que poderiam ter impedido determinada pessoa de seguir com seus sonhos.

Lembro-me quando o livro Comer, Amar e Rezar virou febre aqui no Brasil. Fui correndo comprar, mas mesmo depois de várias tentativas não consegui acompanhar o ritmo da história e larguei pelo menos três vezes, até desistir por completo. Bom, Elizabeth Gilbert teve um trabalhão nesse livro e em 'O óbvio que ignoramos' pude conhecer esse trabalhão dela. Realmente não imaginava que ela tinha passado por maus bocados até chegar a lista dos melhores segundo o The New York Times, foi algo que me surpreendeu de tal forma que decidi dar mais uma chance ao livro dela.

São vários exemplos incríveis, de pessoas com histórias impressionantes e que é realmente inspirador. Encontrar nosso talento pode não ser uma coisa fácil, mas depois de uma leitura gostosa assim, você presta mais atenção no seu cotidiano e, bem, comigo tem funcionado assim: eu sei no que sou boa e, por mais que meu dia-a-dia exija de mim outras atividades, sempre tiro um tempo para me aperfeiçoar naquilo que sei fazer bem. Depois da leitura, pode parecer meio clichê, mas realmente estou inclinada a mudar muitas coisas por aqui. Eu estava precisando de um 'pouco de autoajuda' então esse livro caiu como uma luva.

JACOB J. PÉTRY é jornalista brasileiro radicado nos Estados Unidos. É autor dos livros O céu é de pedra, Ilusões Rebeldes, As Gêmeas, e O enigma da mudança, (este em coautoria com o sociólogo Valdir Bündchen). Especializou-se em filosofia, com enfoque em Karl Popper. Atualmente vive em Nova Jersey.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Adorei sua resenha! Nem sabia que tinha resenha desse livro no blog hahahaha uma amiga me indicou esses dias, comprei e estou esperando chegar! Será uma das minhas leituras de 2018!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3