Top 5: Livros escritos por mulheres que você vai gostar de ler

obras femininas, livros, blog literário, pensamentos valem ouro, vanessa vieira, literatura, dica de leitura


No dia 8 de Março comemoramos o dia Internacional da mulher. Um dia ondem paramos para lembrar àquelas operárias que uniram forças para lutar e também tantas outras que ao longo dos tempos vêm se conscientizando do poder e dos direitos que as mulheres tem e deveriam ter. 

alguns podem dizer que datas comemorativas podem ser apenas datas... Afinal, todo dia é dia de celebrar. Mas acredito que para além das problematizações estas datas nos dão a oportunidade de parar e refletir mais.Fazer um balanço sobre nossas atitudes sociais em relação ao que está sendo comemorado e quem sabe, mudar de atitude.

Pensando assim resolvi trazer para vocês hoje cinco obras que eu li, me emocionei e que, tenho certeza, vocês também poderiam gostar de ler. O mais bacana de tudo é que todas elas foram escritas por mulheres, as homenageadas do dia! 

Como vocês puderam notar nos posts anteriores, minha vida nos últimos dois anos deu uma virada radical, me tornei mãe, esposa, dona de casa e tudo isso foi somado à Vanessa leitora, professora e aprendiz de poeta que você já conheciam. 

Pois bem... Agora tudo sobre a luta feminina, faz ainda mais sentido. Porque mesmo tendo tantas funções, eu continuo sendo uma pessoa só, com os mesmos sonhos, desejos e certa de que não posso me deixar ser anulada pelas responsabilidades da vida. E como fazer isso sem uma boa dose de literatura!

As autoras escolhidas cada uma a seu tempo, do seu jeito, acabam por conversar entre si. Falam sobre a resistência feminina, sobre a essência de ser mulher, sobre as poesias e escolhas da vida.

Bem, para início de conversa chamo para a roda o queridinho da minha estante: A hora da Estrela, escrito pela Clarice Lispector.

Blog pensamentos valem ouro, Dica de leitura, dia internacional da mulher, livro escrito por mulheres, Clarice Lispector
Foto: Vanessa Vieira
Toda vez que menciono este livro uma enxurrada de sentimentos me inundam. Macabea, nos traz um comportamento tão desconfortante e ingênuo que chega a doer os ossos. Mas ao mesmo tempo, com esta mesma ingenuidade nos traz lições incríveis de vida. Não é toa que é um dos livros mais mencionados da Autora. 




O segundo queridinho convidado é bem mais recente que o primeiro, mas tem causado rebuliços nos leitores. Mulheres que não sabem chorar, escrito por Lilian Farias

Blog pensamentos valem ouro, Dica de leitura, dia internacional da mulher, livro escrito por mulheres, Lilian Farias
Foto: Vanessa Vieira
Até hoje quando lembro das histórias que Lilian nos traz neste livro me arrepio. Um sentimento muito parecido com o da obra anterior. Marisa, Olga, Ana e Verônica representam muitas mulheres pelo mundo a fora que gostariam apenas de ter seguido seu primeiro desejo na vida. Vítimas, das vítimas elas nos mostram que sim, mesmo quando não há mais jeito, é preciso continuar lutando!




Continuamos nossa Conversa relembrando das Confissões de Leila Márcia, escrito pela queridíssima Rosana Andreia!

Blog pensamentos valem ouro, Dica de leitura, dia internacional da mulher, livro escrito por mulheres, Rosana Andrea
Foto: Vanessa Vieira

Que personagem incrível! Confesso que no início achei que Leila seria mais uma daquelas mulheres que se acomodam com a vida deixam o caos se instalar e quando tudo está por um fio pulam do barco e nem olham para traz. Mas não! Ela soube lutar pelo que era seu. Pulou para dentro do barco e tomou o leme nas mãos, nos mostrando um outro lado da história da resistência feminina!



Já estamos caminhando para o final da postagem e apresento a vocês A felicidade é uma escolha  escrito pela Ceiça Schettini.

Foto: Vanessa Vieira

Não, não! Não é um livro de auto-ajuda, é um livro leve que reúne pequenas crônicas sobre escolhas, da vida, experiências, sensações. Ceiça nos leva para um lugar mágico e nos mostra que escolher ser feliz, não está assim tão longe quanto parecer ser. Me encantei com este livro desde a primeira linha e até hoje carrego-o em minha cabeceira. Uma obra singular! 


Minha ultima escolha para esta conversa e, não menos importante, é a obra Encaixes, da minha querida amiga, já falecida, Carmen Silvia Presotto

Foto: Vanessa Vieira

Neste livro Carmen nos traz os poemas da vida. Ela permeia por todos os temas e com uma sutileza sem tamanho nos faz bailar entre versos e rima. Carmen era amiga das palavras e as palavras lhe retribuíam este carinho em forma de versos! Não tem como não se encantar!


E você, já conhecia algum dos livros citados? Que outras literaturas escritas por mãos femininas você nos indicaria a leitura, compartilhe suas ideias nos comentários. Ficarei feliz em ler! 

Até breve!!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. oi!
    Eu adorei os livros são maravilhosos e amo este livros da Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  2. Que excelentes indicações de livros, já coloquei alguns na lista pra ler em breve.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3