Top Leituras 2016

Fim de ano é época de balanço. Hora de fazer aquela retrospectiva e verificar as coisas que gostamos ou não, também momento de pensar sobre aquelas atitudes que foram produtivas outras nem tanto e claro momento de planejar.

Como nosso tema é a literatura, nos reunimos para fazer o balanço e destacar aqueles livros que foram lidos e resenhados aqui no blog por mim e pelos colunistas. 

Vamos ver o que se destacou na memória de leituras deste ano de 2016? 

O Céu é logo ali

Título: O Céu é logo Ali | Autora: Lílian Farias | Editora: Editora Divas |Ano: 2014 | 3ª ed.
Resenha: Vanessa Vieira


 Trecho da resenha

"Lílian traz apenas duas personagens nomeadas, mas na verdade fala de todas as mulheres. Marias, Joanas, Vanessas, Luanas... Todas!! Aquelas que acham que tudo está bem e aquelas que acham que tudo está mal. E neste sentido, eu fui conseguindo compreender o título do livro. Sempre há algo que podemos enxergar e se estivermos com os corações abertos para as mudanças a transformação será muito mais fácil, já que, de todas as formas, mudar é algo indissociável ao fato de existir."



❤❤❤❤❤❤❤❤


A vila do silêncio e outros absurdos


 Título: A vila do silêncio e outros absurdos | Autora: Leandro | Editora: Itacaúnas | Ano: 2016 |
Resenha: Milca Abreu

 Trecho da resenha

"Gosto muito de livros que me surpreendem e que vão além daquilo que eu esperava, foi exatamente esse o motivo pelo qual estou admirada com A vila do silêncio. O subtítulo do livro, a princípio foi ignorado por mim, no entanto, no decorrer da história, percebi que faz todo o sentido.
 
A vila do silêncio e outros absurdos é composto por seis contos baseados um pouco em situações vividas pelo autor, Leandro Coelho. Um pouco porque em sua maioria são tão absurdos que não seria possível acontecer na vida real, mas alguns nomes, viagens, história que alguém contou foram reais e fazem parte da vida do autor. "


❤❤❤❤❤❤❤❤


 Traços

 Título: Traços | Autora: Eduardo Cilto Editora: Planeta | Ano: 2016 |
Resenha: Marcio Silva

 Trecho da resenha

"Esse é aquele tipo de livro que relata a nossa realidade, mostra o preconceito na cara dura. Além de mostrar também casos que acontecem hoje em dia "sim esse livro é baseado nos tempos atuais". Podemos perceber que o Edu colocou o seu mundo nesse livro e ficou uma história muito bem elaborada. Confesso que não achei nenhum ponto negativo e olha que reparo muito bem nessas coisas! Quanto a editora esse é o meu primeiro contato que tenho com a Planeta e gostei muito do modo que eles fazem suas obras."



❤❤❤❤❤❤❤❤


(Im)Perfeição
Adicionar legenda
 Título: (Im)perfeição | Autora: Helena Souza Editora: Independente | Ano: 2016 |
Resenha: Cristiane Vieira

 Trecho da resenha

"(Im)Perfeição é um livro que superou todas as minhas expectativas de escrita. Clara me levou a devorá-lo em apenas 24 horas e não pense você que vai ser algo leve, ah mais não vai mesmo rsrsrs. Helena Souza teve a felicidade em descrever seus personagens e as cenas de forma que nos faz participar a cada detalhe dela, você vai se pegar em vários momentos querendo fazer as descobertas, buscar as pistas e até mesmo avisar as vitimas que elas podem ser um alvo. Você irá se apaixonar mas também sentirá seu sangue gelar quando o assassino aparecer. E não tenha dúvidas, terá momentos que chorar será inevitável... Bom mas vamos conhecer um pouco desta história."

Leia a resenha completa aqui


❤❤❤❤❤❤❤❤


 O velho mundo – abrem-se os portões de Erebo
Adicionar legenda

 Título: O velho mundo – abrem-se os portões de Erebo | Autora: Kátia Regina Souza
 Editora:Giostri | Ano: 2016 |
Resenha: Vanessa Ribeiro

Trecho da resenha

"Fazia um bom tempo que eu não lia o gênero infanto-juvenil e a retomada foi com grande estilo. Estou falando daquele tipo de livro que você termina e fica desacreditada com o como tudo se desenvolveu e com uma única dúvida: Como é que pôde terminar assim?!
(...) Vale muito a pena embarcar nessa aventura apaixonante. O leitor viaja com a história, vibrando, sorrindo e chorando com os personagens. Não há como não se divertir com algumas partes, deslumbrar-se com a magia envolta e principalmente, não se comover com os problemas e desafios que nos são apresentados. E o fim, meus caros, é de tirar o fôlego!"



❤❤❤❤❤❤❤❤

Como eu era antes de você
Adicionar legenda
Título: Como eu era antes de você | Autora: Jojo Moyes | Editora: Intrínseca | Ano: 2013 |
Resenha: Luciana Ravaglia

Trecho da resenha

"Eu me apeguei ao relacionamento deles e adiava a leitura para que o final não chegasse.  A história de Lou ganha novo rumo após conviver com Will, o que dá todo sentido ao título do livro. Desidratei de tanto chorar na parte final, chorei de soluçar e demorei a me recompor, há tempos uma narrativa não me arrancava tantas lágrimas. Chorei porque o livro acabou, chorei por perceber a humanidade nas personagens, chorei pelo amor que realmente transcende e por fim chorei porque realmente deixamos um pouco de nós no outro e levamos um pouco do outro em nós."


❤❤❤❤❤❤❤❤


Azeitona
Adicionar legenda
Título: Azeitona | Autora: Bruno Miranda | Editora: Planeta | Ano: 2016 |
Resenha: Juliana Rovere

Trecho da resenha

"O que me atraiu em "Azeitona" foi a ideia  de que era tudo ou nada. E o que manteve fiel a leitura foi a habilidade narrativa detalhista do autor. Nem parece que é sua obra de estreia, pois Bruno Miranda se comprometeu e fez com maestria, não deixando um furo em relação ao tema que abordou. Desde o início, eu achei que não daria certo, porque: 1- Emília NÃO está grávida, 2- A verdade sempre vem a tona. Confesso que mesmo com todos os pés atrás, e achando o plano dos dois louco demais, até que o final poderia ser bem real. É comum na televisão encontrar saídas que não manchem um produto ou a emissora. Mas, chega né? Senão entrego demais. Narrado em terceira pessoa, o que aprendi com o livro é que devemos viver como se fosse o último dia e dar valor as coisas simples. Além é claro, de que com títulos malucos se faz uma boa história! hahaha"


 
❤❤❤❤❤❤❤❤


O que eu nunca disse antes
Adicionar legenda
 
Título: O que eu nunca disse antes: Eu, meu autismo e no que acredito | Autora: Federico de Rosa | Editora: paulinas | Ano: 2016 |
Resenha: Ildo Silva

Trecho da resenha 
 
"A história de superação de Federico é exemplo de vida que vale a pena ser contemplada e que nos sirva de reflexão constante, recomendo a todos que tenham a oportunidade que não deixem de ler. Por fim deixo-lhes está última citação: “Se você assenta um tijolo, depois outro e não para mais, um dia perceberá que construiu uma imensa e maravilhosa catedral onde antes não havia nada.” (p.28)

(...)Satisfeito e extremamente feliz fiquei ao concluir essa emocionante história onde o amor, a fé e a perseverança venceram os obstáculos que por muitos são tidos como intransponíveis. Saber que não há limites, que podemos vencer é uma lição que devemos aplicar diariamente. Parabéns a editora por tornar acessível aos brasileiros e leitores de língua portuguesa obra tão essencial. "



 ❤❤❤❤❤❤❤❤


 Fugitivos
Adicionar legenda
Título: Fugitivos | Autor: Carlos Barros | Editora: Giostri | Ano: 2015 |
Resenha: Marcelle Narder

Trecho da resenha

"A verdade é que ainda que eu tenha achado que a sinopse me contava muito, o livro encanta com muuuuuitas outras surpresas. A história vai se desenrolando e acontecimentos inesperados vão surgindo! 

(...) Fugitivos vai te fazer rir, se emocionar, ficar com raiva, de boca aberta, apreensiva, de coração apertado.... Enfim, encantada e com uma saudade enorme da simplicidade da infância e das descobertas da adolescência.. Vai te fazer lembrar das verdadeiras amizades, do que isso significa.
 
Você vai se pegar mandando uma mensagem para aquele amigo que não vê há muito tempo, mas que viveu tanto contigo e se dar conta do valor de quem está ao seu lado... "


E vocês, quais as leituras que vocês mais gostaram de fazer em 2016? Conta pra gente! Vamos adorar saber. Esperamos que tenham gostado das dicas de 2016 e , aguardem que 2017 está chegando com muita novidade e novas dicas pra gente curtir!

Abraço grande! 

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Oi Vanessa,
    Dos livros que você citou só li Azeitona, mas não gostei dele tanto assim, quero muito ler o da Lilian Farias e em breve quando tiver com mais tempos lerei fugitivos, só não o peguei ainda por medo dele atrapalhar meu fluxo de leitura devido a tantas páginas.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Obrigada pela visita! Espero que goste das leituras. Também estou querendo ler fugitivos, parece ser muito emocionante. Adorei a resenha da Marcelle. =D

      Beijos!

      Excluir
  2. Oii, dos livros que você citou não li nenhum, mas estou curiosa em ler o Como eu era antes de você e o Fugitivos, que parece ser uma história muito interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como eu era antes de você parece mesmo ser bem interessante A Luciana me passou uma alegria linda depois da leitura. Já viu o filme?
      Depois me conta como foi! =)

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu amo como eu era antes de você, dos outros livros citados tenho vontade de ler o da Lilian, preciso tomar vergonha na cara e ler logo pois já está no meu kindle!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica! Acho que você vai adorar o livro da Lílian. Foi uma leitura muito bacana pra mim. Não consigo esquecer. hehe Depois me conta hein!

      Bju!

      Excluir
  4. oi,Van :D
    Ah, coisa linda vero livro de Lili por aqui. Adorei essa leitura tb...
    Fugitivos vou ler esse ano :D Espero curtir a história... ainda nem fiz um post com os melhores lidos,só montei a lista. [ficou enorme hahahaah]

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  5. Na minha listinha de queridinhos do ano a Lilian também estava presente, mas com o livro Mulheres Não Sabem Chorar. Amo os livros dela, sou apaixonada pro sua escrita.
    Os outros livros citados não li nenhum, mas já escutei falar elogios de vários, principalmente o da Azeitona, o que me deixou bem curiosa sobre ele.
    Adorei as escolhas e as dicas!
    Beijos

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa,
    Nossa, quantos nacionais hein? Está de parabéns!
    Da sua lista, só li o Como Eu Era Antes de Você e também adorei.

    Boa sorte em 2017, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa....
    Não li nenhum dos livros do seu top, o que me faz lembrar que 2016 não foi um ano tão produtivo assim no quesito leituras. Eu li bastante, mas ainda faltou ler muita coisa que eu espero conseguir nesse ano.
    O céu é logo ali e Traços são dois que já estavam na minha lista. Pelos trechos, curti vários outros indicados aqui, então vou ler as resenhas com mais calma, mas acho que a lista vai aumentar...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3